Filtrar


Questões por página:
Julgue o item a seguir, relativo à utilização do espectro eletromagnético e à atribuição de faixas de frequências no Brasil.

As posições orbitais geoestacionárias utilizadas por satélites brasileiros, juntamente com as faixas de frequências relativas ao uso das comunicações via satélite a elas relacionadas, são de uso exclusivo e permanente do Brasil, garantidas por meio de tratados internacionais.
Julgue o item a seguir, relativo à utilização do espectro eletromagnético e à atribuição de faixas de frequências no Brasil.

A atribuição das faixas de frequências destinadas aos diversos serviços de comunicações sem fio é feita autonomamente por cada país, ainda que existam recomendações internacionais.
Julgue o item a seguir, relativo à utilização do espectro eletromagnético e à atribuição de faixas de frequências no Brasil.

De acordo com o plano de atribuição de faixas de frequências no Brasil, a frequência de 10 MHz é reservada para os sinais horários.
Considere que uma empresa tenha alugado um transponder de satélite com banda passante de 36 MHz para ser utilizado como meio de transmissão de um sistema de comunicação para as suas filiais espalhadas pelo país. O sistema deverá prover 9 canais de acesso simultâneo e utilizará esquema de transmissão com eficiência espectral de 1,5 bps/Hz, embasado na modulação QPSK. A técnica de múltiplo acesso será escolhida entre as técnicas FDMA (frequency-division multiple access) e TDMA (time-division multiple access), sendo que o modo de acesso será FAMA (fixed-assigned multiple-access), em que os recursos do sistema serão divididos igualmente entre os 9 canais de acesso. Julgue o item subsequente acerca desse sistema de comunicação.

Na prática, se for escolhida a técnica FDMA, a taxa de transmissão bruta disponibilizada a cada um dos 9 canais terá de ser necessariamente menor que 6 Mbps, enquanto, se for escolhida a técnica TDMA, a velocidade disponibilizada poderá ser de até 6 Mbps.
Julgue o item subsequente, acerca da classificação dos sistemas de comunicação e das técnicas de multiplexação e múltiplo acesso.

Em um sistema CDMA, a largura BT da banda passante do canal é um dos fatores que limitam a quantidade de sinais, ou usuários, que podem compartilhar um canal. Isso porque BT limita a taxa de chips do sistema CDMA e, quanto maior for a razão entre a taxa de chips e a taxa de bits de informação, maior será a quantidade de sinais que podem compartilhar um canal, para uma taxa de erro de bit máxima especificada.