Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O esquema WDM (wavelength-division multiplexing) somente pode ser implementado com fibras multimodo, uma vez que fibras monomodo não permitem a transmissão simultânea de vários sinais com diferentes comprimentos de onda.
mostrar texto associado
Nos sistemas de comunicação via fibra óptica, os diodos emissores de luz (LEDs) e os diodos a laser são as fontes de luz mais utilizadas. Os diodos a laser apresentam várias vantagens em relação aos LEDs, entre elas a geração de luz com menor largura espectral (luz coerente) e com maior potência.
mostrar texto associado
Fibras ópticas podem suportar velocidades ou taxas de transmissão muito maiores que as suportadas pelos cabos metálicos, contudo a atenuação, em dB/km, causada pelas fibras aos sinais transmitidos é maior, obrigando o uso de um número maior de repetidores ou de amplificadores.
mostrar texto associado

As figuras I e II a seguir ilustram, respectivamente, uma fibra multimodo e uma fibra monomodo. Tecnologicamente, as fibras monomodo suportam taxas de transmissões maiores que aquelas suportadas pelas fibras multimodo. Em compensação, emendar fibras multimodo é, normalmente, mais fácil, assim como acoplar uma fonte de luz a essas fibras.

mostrar texto associado
A tecnologia OPGW (optical protection ground wire) é aquela em que cabos de fibras ópticas são instalados em linhas de transmissão elétricas, no interior dos cabos de energia elétrica.