Filtrar


Questões por página:
O pH de uma solução-tampão de ácido acético e acetato de sódio é representada por CH3COOH + H2O ⇔ CH3COO- + H3O+ . A concentração inicial de CH3COOH = 0,700M e CH3COO- = 0,600M e a constante de equilíbrio é 1,8.10-5.
A equação que melhor representa a constante de equilíbrio para esse tampão é:
Soluções-tampão possuem uma função importante em sistemas reacionais e biológicos, mantendo o pH de uma solução em uma faixa específica para o trabalho. Algumas informações sobre soluções-tampão são mostradas nas seguintes afirmativas:
I. Duas substâncias devem ser utilizadas, um ácido capaz de reagir com os íons OH- adicionados e uma base capaz de reagir com os íons H3O+ adicionados. II. Soluções-tampão podem ser preparadas a partir de um par ácido forte e seu sal conjugado. III. A dupla conjugada do sistema tampão do ácido acético é: CH3COOH ⇔ CH3COO-.
Estão corretas as afirmativas:
Cromatografia é uma técnica muito utilizada em laboratórios de pesquisas e analíticos com a intenção de analisar e quantificar substâncias orgânicas. Os analitos percorrem uma coluna preenchida com uma fase estacionária (que pode ser eletricamente neutra ou carregada e saem no outro orifício em tempos determinados. O que faz esse analito ficar mais ou menos tempo dentro das colunas é o quanto esse composto é adsorvido pelo material de preenchimento da coluna, ou seja, quanto menor o tempo, menor a interação com a coluna.
Um par de aminoácido é separado em uma coluna onde a fase estacionária está saturada com água e o solvente transportados é o metanol. Os aminoácidos são:
HOOC-CHNH2-CH2-OH e HOOC-CHNH2-CH3.
Assinale a alternativa que melhor representa o que acontece.
Na reação heterogênea entre o superóxido de potássio e o gás carbônico, há a liberação de oxigênio, segundo a reação:
X KO2(s) + Y CO2(g) ⇔ W K2CO3(s) + Z O2(g).
Calcule a massa de KO2 necessária para reagir com 50 l de CO2 a 25°C e 1,0 atm. A massa molar do KO2 é 71,1 g/mol. Considere o volume molar 24,5l/mol.
Assinale a alternativa que contém os valores de X, Y, W e Z e a massa de KO2 consumida na reação.
Calcule o volume de gás carbônico para que plantas produzam 1,00 g de glicose à 25°C e 1,0 atm.
Reação: 6CO2(g) + 6H2O(l) ⇔ C6H12O6(g) + 6O2(g).
Considere massa molecular da glicose = 180 g/mol e volume molar = 24,5 l/mol.
Assinale a alternativa que contém a resposta correta.