Filtrar


Questões por página:

Indique qual a temperatura ( o C) em que é termodinamicamente possível para a magnetita (Fe3 O4 ) ser reduzida até ferro, usando carbono para produzir CO2, em condições padrão.


O gás metano (CH4 ) é um gás incolor e, quando adicionado ao ar, transforma-se em mistura de alto teor inflamável. É também chamado de biogás, pois pode ser produzido pela digestão anaeróbica de matéria orgânica, como lixo e esgoto, através de microrganismos. Portanto, o gás metano pode representar um perigo à segurança pública, como no caso informado há alguns meses sobre acumulação desse gás no subsolo de um shopping em São Paulo, construído sob um depósito de lixo. A partir das reações (A), (B) e (C), indique qual o valor da variação de entalpia da reação de combustão parcial do metano.



Em relação às propriedades termodinâmicas e à espontaneidade das transformações, analise as assertivas a seguir.

I. Entalpia (H) é uma função de estado que mede a quantidade de calor absorvido ou liberado em qualquer transformação.

II. Entropia (S) é uma função de estado que mede o grau de desordem dos diferentes estados da matéria em uma transformação espontânea.

III. A variação de energia livre de Gibbs (ΔG) é uma medida da entropia total de um sistema, quando a temperatura e a pressão são constantes. As transformações espontâneas, nessas condições, são acompanhadas pelo aumento da energia livre.

IV. Sabendo que a variação de energia livre de Gibbs (ΔG) é dada pela expressão ΔG= ΔH – TΔS, uma transformação exotérmica (ΔH<0) acompanhada pela diminuição da entropia (ΔS<0) não pode ser espontânea.

É(São) correta(s) apenas a(s) assertiva(s)

O Monóxido de Carbono (CO) é um gás levemente inflamável, incolor, inodoro e muito perigoso devido a sua grande toxicidade. Ele é um agente redutor, retirando oxigênio de muitos compostos em processos industriais (formando CO2 ). Qual o volume máximo de CO2 a 1 atm e 32o C que pode ser produzido reagindo-se 1 L de CO a 1 atm e 27o C com 2 L de O2 a 0,5 atm e 27o C?

Dado: R = 0,082 atm.L.mol -1 .K-1

A Lei dos Gases Ideais é uma equação de estado que descreve a resposta de um gás ideal a mudanças de pressão, volume, temperatura e quantidade de moléculas. Entretanto, diversos processos industriais empregam determinadas condições de pressão e temperatura, as quais a lei dos gases ideais não são exatamente obedecidas. Nesse caso, o comportamento se assemelha ao dos gases reais. Em relação aos gases ideais e reais, analise as assertivas a seguir.

I. A lei dos gases ideais representada pela expressão PV= nRT pode ser usada para gases reais em baixas pressões.

II. O fator de compressão, Z, de um gás é a razão do volume molar do gás e o volume molar de um gás ideal nas mesmas condições. Portanto um gás ideal deveria apresentar Z=0, pois não há qualquer interação entre suas moléculas.

III. A equação do virial é uma equação geral usada para descrever gases reais e leva em consideração as forças de atração e repulsão intermoleculares.

IV. A equação de van der Waals é uma equação de estado aproximada de um gás real, que independente da temperatura, inclui parâmetros relacionados apenas com as forças de atração.

É(São) correta(s) apenas a(s) assertiva(s)