Filtrar


Questões por página:
O cimento Portland é um material pulverulento, ou seja, se apresenta em estado de pó fino, constituído de silicatos e aluminatos de cálcio, praticamente sem cal livre. Estes silicatos e aluminatos complexos, ao serem misturados com água, hidratam-se o produzem o endurecimento da massa, oferecendo elevada resistência mecânica.
São algumas das divisões do cimento Portland, EXCETO:
“É uma pasta de argamassa com consistência fluida utilizada, principalmente, para o preenchimento de espaços vazios em locais de difícil acesso, dispensando o uso de vibradores para o seu adensamento.
Também pode ser usado para o encamisamento de elementos de estrutura metálica, protegendoos da ação da corrosão, para o preenchimento de trincas e fissuras, para preenchimento de blocos de alvenaria estrutural armada, para a regularização de superfícies que servirão como base para equipamentos e máquinas, dentre outros”
A descrição acima refere-se à:
Assinale a alternativa CORRETA:
A concretagem é a etapa de finalização de um conjunto de atividades relacionadas a construção de um elemento em uma edificação. A concretagem somente pode ocorrer de forma eficaz e segura se todos os outros serviços anteriores estiverem sido realizados e verificados pelo engenheiro ou técnico responsável da obra.
Sobre a concretagem de pilares, analise os itens:
I. Para pilares acima de 3,50 metros, devem ser abertas janelas nas formas para executar a concretagem em etapas de 2,50 metros.
II. Se o diâmetro do pilar permitir a descida do vibrador dentro da forma, o mesmo poderá ser executado.
III. Concretar em camadas com espessura aproximada de 3/4 do comprimento da agulha do vibrador. Essa recomendação é válida também para cortinas e muros de arrimo.
IV. Para garantir a aderência entre o aço e o concreto, nunca vibre a armadura. Da mesma forma, deve-se evitar vibrar as formas, para garantir sua integridade e reaproveitamento.
Estão CORRETAS:
Sobre o Gráfico de Gantt, assinale a alternativa INCORRETA:
O índice BDI na Construção Civil – do Inglês Budget Difference Income ou Benefícios e Despesas Indiretas. Definido como um elemento orçamentário que ajuda o profissional responsável pelos orçamentos da Construção Civil a compor o preço de venda adequado levando em conta os custos indiretos (os não relacionados a materiais, mão-de-obra, etc).
São considerados elementos necessários para o cálculo do BDI:
I. Administração Central (AC) é a despesas com a estrutura administrativa da empresa, como aluguel, recursos humanos, serviços de telecomunicações etc.
II. Custo Financeiro (CF) é uma estimativa do quanto o capital investido na obra renderia caso estivesse aplicado no mercado financeiro (uma das referências usadas neste caso é o rendimento do CDB).
III. Seguros (S) é o percentual (cerca de 0,6%) sobre o total da obra, que deve ser reservado como seguro básico.
IV. Garantias (G) é a taxa de caução, seguro garantia, fiança bancária ou títulos da dívida pública.
V. Margem de Incerteza (MI) representa custos com imprevistos não cobertos por seguros.
VI. Tributos Municipais (TM) taxa relativa ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e outros tributos municipais.
VII. Tributos Estaduais (TE) compreende o percentual dos tributos estaduais, como o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), quando houver.
VIII. Tributos Federais (TF) entram as contribuições para os Programas de Integração Social (PIS) e para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), por exemplo.
IX. Margem Bruta de Contribuição (MBC) é a lucratividade prevista para o projeto.
Estão CORRETAS: