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O tipo de fundação profunda constituída por concreto, moldada in loco e executada por meio de trado contínuo e injeção de concreto pela própria haste do trado é a estaca.
Nos levantamentos topográficos planialtimétricos em escala 1:5.000 para glebas com declividade de 25%, as curvas de nível traçadas de metro em metro serão representadas em planta distanciadas em
O cronograma PERT-CPM, utilizado para planejamento de obras, tem a vantagem de fornecer o caminho crítico. O caminho crítico é
O departamento nacional de estradas de rodagem (DNER) especifica em suas normas critérios para o projeto de rodovias. Avalie as proposições a seguir:
I. A classe de projeto mais pobre entre as rodovias rurais é a 0 (zero), correspondendo a projeto de rodovia em pista simples e sua adoção recomendada para os casos em que a demanda não ultrapasse 200 veículos por dia; II. Distância de visibilidade de parada é a distância que um veículo percorre, desde a percepção de um obstáculo, pelo motorista, até a parada total do veículo; III. Pista de rolamento (ou pista de trânsito) é o espaço dimensionado e destinado à passagem de um veículo por vez e a menor largura permitida para uma pista em projetos de rodovias novas é 2,50m.
Podemos afirmar que:
A seção de ruptura da viga de concreto armado apresentada na ilustração abaixo foi dimensionada à flexão com armadura simples, com base no diagrama simplificado retangular da distribuição de tensões de compressão do concreto.


Considere que a altura da linha neutra (x) foi avaliada em 25cm. Podemos dizer que o momento resistente de cálculo (MRd) na seção de ruptura, em kN.m, é: