Questões de Concurso
Filtrar
315 Questões de concurso encontradas
Página 29 de 63
Questões por página:
Um homem de quarenta e cinco anos de idade procurou o ambulatório de saúde do trabalhador da cidade onde mora por apresentar, havia quinze dias, dificuldade para iniciar o sono associada à sonolência excessiva diurna. Ele relatou que esses sintomas estavam relacionados à mudança de seu turno de trabalho. Informou ainda que, havia três meses, ele passara a trabalhar no período compreendido entre 19 h e 7 h, em dias alternados.
Nessa situação, o primeiro procedimento que o médico deve adotar no tratamento desse paciente é
Uma auxiliar de serviços gerais, com vinte e cinco anos de idade, procurou o serviço médico de uma empresa para apresentar o resultado de exames laboratoriais solicitados quando da realização da avaliação clínica periódica anual. De acordo com o quadro clínico, a servidora apresentava, havia cinco anos, dores diárias generalizadas no corpo, especialmente no pescoço e nos ombros, associadas a fadiga e cefaleia. Com base nos resultados dos exames laboratoriais e de imagem solicitados, que não evidenciaram anormalidades, e após ter procedido ao exame físico, o médico considerou que o diagnóstico mais provável fosse fibromialgia.
Assinale a opção que indica um critério para o diagnóstico provável de fibromialgia nessa funcionária.
Autoridades de determinado órgão público tomaram a iniciativa de emitir circular solicitando aos médicos do trabalho que passassem a incluir em seus relatórios o código da doença manifestada pelo servidor (CID 10) em caso de necessidade de afastamento do trabalho.
Com base no Código de Ética Médica vigente no Brasil, os médicos deverão acatar essa solicitação somente se
Um médico perito recebeu solicitação judicial para apresentar laudo acerca de fatos ocorridos durante o período de internação de um paciente com quarenta anos de idade e previamente hígido. O paciente havia recebido diagnóstico de pneumonia adquirida na comunidade e fora submetido a tratamento para essa condição clínica. Após cinco dias de internação, fora constatado que o seu quadro clínico decorria de tromboembolismo pulmonar.
Com base no Código de Ética Médica vigente no Brasil, o médico, em seu relatório, deve
Um médico foi procurado em seu consultório particular pelo filho de uma ex-paciente que havia recebido assistência desse médico por vinte anos. O rapaz informou ao médico que sua mãe falecera havia trinta dias no hospital onde estava internada, devido a complicações decorrentes de infarto agudo do miocárdio, de acordo com o atestado de óbito emitido pela unidade de atendimento do hospital. Visando protocolar um processo judicial contra o hospital em que sua mãe estava internada, por entender que houve má prestação de serviço à paciente, o rapaz solicitou ao médico uma cópia do prontuário dela.
Segundo o Código de Ética Médica vigente no Brasil, o médico deverá liberar a cópia do prontuário somente se for apresentada