BNDES - 2009 - Edital Nº. 01/2009
limpar filtros
Questões por página:

UM NOVO ESTADO?

"No Brasil dos anos 1950, 1960 e 1970 havia sinergia - como em qualquer outro país - entre o investimento público, comandado pelas estatais, e o privado. (...) O neoliberalismo à brasileira dos anos 1990 deixou escapar a oportunidade oferecida pelas privatizações para criar grupos nacionais - privados e públicos - dotados de poder financeiro, com capacidade de competição nos mercados mundiais, comprometidos com as metas de desenvolvimento do país e com a geração de moeda forte. Evaporou a sinergia virtuosa (...)."

BELUZZO, L.G. Le Monde Diplomatique Brasil, out.2009.

No texto, o economista resgata, para o debate atual acerca do Estado brasileiro, uma característica da gestão política e econômica que marcou os governos de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek.

Com relação à condução do Estado no período dos governos citados, a principal característica era o

Em seus contratos, o BNDES
O capital do BNDES, nos termos do seu estatuto, é de R$ 15.879.407.032,73 (atualizado pelo Decreto nº 6940/2009). A este respeito, considere as seguintes afirmativas:

I - este valor pode ser aumentado através de Portaria Ministerial;

II - este capital é composto por ações de propriedade da União, dos Estados e dos Municípios;

III - caso haja transferência de recursos da União destinados ao aumento deste capital, encargos financeiros equivalentes à taxa SELIC incidirão sobre os recursos transferidos.

Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)
De acordo com o seu Estatuto Social, o BNDES tem por objetivo primordial apoiar programas, projetos, obras e serviços, desde que estes sejam
É INCORRETO afirmar que o BNDES