239 Questões de concurso encontradas
Página 21 de 48
Questões por página:
Com relação às amputações e reimplantes de membro superior, analise as assertivas abaixo e, a seguir, marque a alternativa CORRETA.
I. As amputações dos dedos são classificadas em três zonas com base na anatomia e rede vascular. As amputações a nível da zona II não tem indicação de reimplante, independente das condições do coto e parte amputada.
II. As lesões corto-contusas terão um prognóstico melhor que as lesões por avulsão ou esmagamento.
III. Nos reimplantes, a mobilização precoce é contra- indicada devido à instabilidade vascular e o risco de lesões secundárias das estruturas reparadas.
IV. O uso de modalidades de calor e frio está contra-indicado nas fases iniciais dos reimplantes devido à instabilidade vascular, linfática e ausência de sensibilidade.
Com relação aos efeitos fisiológicos provocados pela imersão em água aquecida na reabilitação em fisioterapia aquática, analise as assertivas abaixo e, a seguir, marque a alternativa CORRETA:
I. O processo de analgesia ocorre por meio de estímulos gerados pela pressão hidrostática sobre os receptores de dor (sistema de comportas), pela influência da temperatura mais elevada da água que promove alívio dos espasmos musculares, aumento da remoção de metabólitos e aporte de oxigênio muscular, e por meio da diminuição da tensão da musculatura antigravitária devido à ação do empuxo.
II. O sistema venoso é sensível à pressão hidrostática da água durante a imersão, provocando aumento do retorno venoso, volume e pressão sanguínea central. Isso acarreta aumento do fluxo sanguíneo pulmonar e diminuição do volume sistólico.
III. A pressão hidrostática da água, em um indivíduo imerso até o pescoço, exerce uma pressão superior à pressão diastólica, favorecendo a eliminação de edemas.
IV. Durante a imersão com água até o pescoço, a capacidade funcional residual (CRF) aumenta aproximadamente 54%, assim como o volume pulmonar, provocando aumento do trabalho respiratório.