358 Questões de concurso encontradas
Página 49 de 72
Questões por página:
Analise as assertivas abaixo e marque a alternativa CORRETA.
I – A doença de rim policístico é transmitida por gene autossômico dominante e se manifesta por renomegalia bilateral, geralmente simétrica, associada à insuficiência renal.
II – A ureterocele consiste numa dilatação cística da porção terminal do ureter e causa obstrução ao fluxo urinário, acomete seis vezes mais frequente o sexo feminino e sua etiologia está relacionada com a persistência de uma membrana chamada Membrana de Chawalla cobrindo o orifício ureteral, na fase embrionária
III – Na obstrução da junção ureteropélvica, os parâmetros clássicos para indicação cirúrgica são: diâmetro ântero-posterior da pelve ao redor de 15 mm, espessura do parênquima renal de 5 mm e função relativa em torno de 40% do rim.
Analise as assertivas abaixo e marque a alternativa CORRETA.
I – A apendicite aguda constitui a causa mais frequente de abdome agudo inflamatório na infância, sendo o principal fator desencadeante a obstrução da luz apendicular.
II – Ocorrendo a formação de granuloma no interior do estoma de traqueostomia, o que é mais comum, este deve ser totalmente excisado.
III – A principal causa de pancreatite aguda em crianças é de origem traumática, sendo o tratamento cirúrgico rapidamente instituído, como a gastroduodenopancreatectomia a Whipple.
Marque a alternativa CORRETA ao se considerar o trauma pancreático em crianças.
Analise as assertivas abaixo e marque a alternativa CORRETA:
I – O tumor de Wilms ou nefroblastoma é a neoplasia maligna abdominal mais comum na infância. Ocorrem tumores bilaterais em 4 a 8% das crianças. O tratamento é individualizado, tendo-se por objetivo a preservação do parênquima renal.
II – O neuroblastoma é o tumor sólido maligno mais comum na infância, diagnosticado em pacientes de até 15 anos de idade. A ressecção cirúrgica é o principal tratamento nos estágios I e II, porém, a recorrência local do tumor pode ocorrer com frequência.
III – Nas crianças, as lesões vasculares do fígado são os tumores benignos mais comuns. Destes, o hemangioma cavernoso pode ser assintomático e o tratamento é expectante. Quando sintomáticos, os pacientes apresentam febre, dor abdominal e náuseas.