SEDUC-PI - 2015 - SEDUC-PI - 2015
limpar filtros
Questões por página:
A respeito da história brasileira durante o Segundo Reinado, é possível afirmar CORRETAMENTE:

“A Balaiada teve suas causas nos desmandos dos prefeitos e nas arbitrariedades dos homens do governo, que, para satisfazer os caprichos partidários, sacrificavam os interesses do povo. Ela irrompeu no Maranhão e dentro em pouco se propagou pelo Piauí”.

(NUNES, Odilon. O Piauí na História. Teresina: COMEPI,1975, p.71).

Com referência às Revoltas Regenciais e à Balaiada no Piauí, analise as assertivas a seguir:

I – Movimento que eclodiu em sucessivos e ininterruptos motins, provocados por bandos armados, a Balaiada assemelhou-se a revoltas regenciais tais como a Cabanagem (PA), Farroupilha (RS), Praieira (PE) e Sabinada (BA).

II – Investindo contra fazendas e propriedades particulares em geral, o movimento Balaio também ganhou caráter de vingança contra integrantes das elites locais.

III – Entre as causas que colaboraram para a eclosão e adesão ao movimento figura o recrutamento militar compulsório, utilizado muitas vezes pelos governos como instrumento político e mecanismo de perseguição.

IV – No Piauí, o fazendeiro e político campo-maiorense Lívio Lopes Castelo Branco e Silva aderiu ao movimento com vistas a dar fim ao governo do Barão da Parnaíba, Manoel de Sousa Martins.


“Prevendo que a independência do Brasil seria apenas uma questão de tempo, o Governo português planejara ficar com uma parte para ele, isto é, o norte, recriando o Estado do Maranhão que compreenderia as províncias do Pará, Maranhão e do Piauí”. (CHAVES, Joaquim. Participação de Oeiras no movimento de Independência. In: Revista do Instituto Histórico de Oeiras. Oeiras, n.02,1979, p.91).

Sobre a participação do Piauí na Independência do Brasil e o interesse português em preservar uma parte do território da Colônia sob seu domínio, podemos destacar CORRETAMENTE que isso está relacionado

A Revolução Francesa influenciou muito a maneira como os seres humanos passaram a pensar a si mesmos e a história.

Sobre este evento e seus desdobramentos, é INCORRETO afirmar que

“... é uma unidade real de tudo isso em uma e mesma pessoa, instruída por pacto de cada homem com os demais de tal forma como se cada um dissesse a todos: autorizo e transfiro a este homem ou assembleia de homens meu direito de governar-me a mim mesmo, com a condição de que todos vós transferireis a ele, vosso direito, e autorizareis todos seus atos da mesma maneira.”

Este pensamento apresentou expressiva influência sobre as sociedades ocidentais na Modernidade, sobretudo a partir da emergência dos Estados Nacionais. O fragmento expressa as ideias de