652 Questões de concurso encontradas
Página 95 de 131
Questões por página:
A Síndrome de Morte Súbita do Lactente (SMSL) é definida como morte súbita e inesperada, durante o sono, de lactentes, em geral menores de um ano de idade, em que a história clínica, exame físico e necropsia não demonstram a causa específica do óbito. Nessa temática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os achados post-mortem estão diretamente relacionados a um desenvolvimento anormal do tronco encefálico e asfixia crônica.
( ) Alguns lactentes sob alto risco de SMSL exibem responsividade diminuída da ventilação à hipercapnia e/ou hipóxia.
( ) Dormir em decúbito ventral é um fator de risco significativo para a SMSL.
( ) Alguns estudos incluem o uso de chupetas como fator protetor para a SMSL.
A sequência está correta em
A Fibrose Cística (FC) é uma doença hereditária autossômica recessiva, consequente de mutação no gene do braço longo do cromossomo 7. Sua incidência é variável conforme a etnia, e seu diagnóstico precoce é fundamental para o aumento da sobrevida e retardo da progressão das lesões e complicações decorrentes da doença. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A triagem neonatal realizada pelo teste do pezinho possibilita o diagnóstico precoce de FC.
( ) Os principais sintomas da doença incluem: tosse crônica persistente, bronquiolite de repetição, sibilância sem resposta ao uso de broncodilatadores, insuficiência pancreática e cor pulmonale.
( ) Diante da história clínica e triagem condizente, é imperioso solicitar o teste do suor para o diagnóstico de FC. O resultado configura-se positivo, quando a concentração de cloro é maior que 60 mEq/l.
( ) Em caso de insuficiência pancreática associada, deve-se iniciar terapia de reposição enzimática imediatamente após o diagnóstico de FC, evitando, assim, instalação ou agravamento de desnutrição.
A sequência está correta em
A diarreia é uma das principais causas de óbito em menores de cinco anos nos países em desenvolvimento, sendo fundamental o reconhecimento dos achados sugestivos da desidratação para a eficácia terapêutica e abordagem precoce no quadro. Diante das principais características exemplificadas a seguir, relacione adequadamente com a etiologia mais provável da diarreia.
I. Ocorre, principalmente, em menores de 5 anos – predominantemente de 6 meses a 2 anos – persistente, febre baixa por dois dias em geral, vômitos frequentes no início do quadro.
II. Líquida, volumosa, frequência evacuatória alta, geralmente por mais de dois dias. Pode causar desidratação grave em curto período.
III. Líquida, frequente e abundante. Pode provocar distensão abdominal. Melhora com o jejum.
IV. Dor abdominal, cólicas frequentes, urgência retal, tenesmo, dor à evacuação, pequenos volumes, pode conter pus nas fezes e ter febre alta.
A sequência está correta em