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De 1922 a 1930, o Modernismo nos apresentou uma fase ______, considerada a fase combatida, de destruição. Na sequência de 1930 até 1950, é a vez da literatura modernista passar pela fase ______. É uma fase de profunda importância para a poesia e a prosa de ficção modernista, nesta podemos encontrar as obras de José Lins do Rego (alagoano), Graciliano Ramos (alagoano), Érico Veríssimo (sulista), Jorge Amado (baiano), Carlos Drummond de Andrade (mineiro), Manuel Bandeira (recifense), Cecília Meireles (carioca) entre outros.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
“Vozes veladas, veludosas vozes, Volúpias dos violões, vozes veladas, Vagam nos velhos vórtices velozes Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas...”
Analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Esse movimento reagiu contra o Positivismo: contrapôs-se à visão positivista e equilibrada referente ao pensamento científico.
( ) Trazia marcas do subjetivismo e do místico.
( ) Linguagem coerente, exata, fluida, ou seja, expôs de forma lógica o que era necessário ser dito.
( ) Seus autores manifestaram os estados de dilaceração da alma em seus escritos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. “Logo depois transferiam para o trapiche o depósito dos objetos que o trabalho do dia lhes proporcionava. Estranhas coisas entraram para o trapiche. Não mais estranhas, porém, que aqueles meninos, moleques de todas as cores e idades as mais variadas, desde os 9 aos 16 anos, que à noite se estendiam pelo assoalho e por debaixo da ponte e dormiam indiferentes ao vento que circundava o casarão uivando, indiferentes à chuva que muitas vezes os lavava” (AMADO,2008, p.28).
II. “ – O senhor não tem vergonha de estar nesse meio, padre? (...) Um homem de responsabilidade no meio dessa gentalha (...). – São crianças, senhora. (...) – Isso não são crianças, são ladrões. Velhacos, ladrões (...) São até capazes de ser os Capitães da Areia (...)” (AMADO,2008, p.81).
III. “Nem parecia um meio-dia de inverno. O sol deixava cair sobre as ruas uma claridade macia, que não queimava, mas cujo calor acariciava como a mão de uma mulher. No jardim próximo as flores desabrochavam em cores. Margaridas e onze-horas, rosas e cravos, dálias e violetas” (AMADO,2008, p.110).
Estão corretas as afirmativas:
“Este movimento reagiu contra os desmandos barrocos, mas incidiu noutros, desacreditou o retoricismo seiscentista, mas engendrou uma retórica nova: conquanto refutasse o empolamento dos poetas gangóricos, acabou engendrando estereotipias de linguagem e de sentimento, carentes de vibração lírica, salvo honrosas exceções. Afetados, ansiavam por evadir-se do seu tempo, no encalço de um mundo visionário, como se lhes fosse possível desenraizar-se da circunstância e metamorfosear-se em pastores ou pescadores. De onde a artificiosidade, o postiço e a consequente obra de menor calibre, fruto mais dos pressupostos cerebrinos que de uma genuína disposição de ânimo ou de sensibilidade. E esta, quando existente ou manifesta, ultrapassava a teatralidade geral e movia-se no rumo do Romantismo”.
(MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários.1974, pp.37-38; grifo nosso) Pode-se completar que o movimento remonta a escola estética da Arcádia, região de pastores e poetas.
Leia o excerto e assinale a alternativa incorreta em relação à literatura e à linguagem literária.
“Um poema abolicionista de Castro Alves atua pela eficiência da sua organização formal, pela qualidade do sentimento que exprime, mas também pela natureza da sua posição política e humanitária. Nestes casos a literatura satisfaz, em outro nível, à necessidade de conhecer os sentimentos e a sociedade, ajudando-nos a tomar posição em face deles. É aí que se situa a literatura social, na qual pensamos quase exclusivamente quando se trata de uma realidade tão política e humanitária quanto a dos direitos humanos, que partem de uma análise do universo social e procuram retificar as suas iniquidades.”
(CÂNDIDO, Antônio. Direito à Literatura,2011, p.183)