Questões do concurso:
Prefeitura Municipal de Maringá - PR - 2018 - Concurso Prefeitura de Maringá - PR - 2018 - Edital n° 10
limpar filtros
254 Questões de concurso encontradas
Página 39 de 51
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Maringá - PR
Disciplina:
Saúde Pública
A aprovação da Política Nacional de Atenção Básica, no ano de 2006, marcou definitivamente a atenção primária em saúde como ponto de partida e porta de entrada preferencial do SUS. Definiu como prioridade: “consolidar e qualificar a estratégia Saúde da Família como modelo de Atenção Básica e centro ordenador das redes de atenção à saúde no SUS” (BRASIL,2006). A Estratégia de Saúde da Família - ESF, antes nomeada como Programa de Saúde da Família, criada em 1994, deu início ao processo de organização das práticas desenvolvidas na atenção primária. Sobre a ESF, analise as informações a seguir e assinale a alternativa CORRETA. I. Tem como base o trabalho em equipe, composta por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde, que se tornam referência para aproximadamente 1000 famílias, circunscritas no território específico da Unidade de Saúde da Família. II. As equipes devem estar comprometidas em cuidar da saúde de famílias de forma humanizada, priorizando a constituição do vínculo de confiança, fundamental ao desenvolvimento do trabalho. III. As equipes devem fortalecer os processos de centralização dos serviços e das ações de saúde; manter o acesso, a informação e a participação nos processos referentes à saúde restritos à equipe de ESF. IV. As equipes devem fomentar o direito a saúde como um direto de cidadania; trabalhar de forma integrada com a comunidade e fortalecer as ações intersetoriais com vistas à oferta de ações resolutivas.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Maringá - PR
Disciplina:
Terapia Ocupacional
A construção da atual Política de Saúde Mental brasileira iniciada na década de 1980, no contexto do desenvolvimento e implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), foi baseada na ruptura com o modelo centrado na hospitalização e na constituição de redes de serviços comunitários. (Brasil,2001). Essas redes são compostas, dentre outros serviços, pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), Centros de Convivência (CECCOs), Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs) e ações desenvolvidas por equipes de saúde mental na atenção básica e pelos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) (Brasil, 2004). Em relação ao NASF, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa CORRETA. I. As equipes dos NASFs, são classificadas em duas modalidades de acordo com a composição mínima de profissionais. II. O NASF 1 deve desenvolver ações junto à, no mínimo, oito equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e prevê cinco profissionais dentre os quais: assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, educador físico, farmacêutico, além de médicos; acupunturista, ginecologista, homeopata, pediatra, psiquiatra. III. O NASF 2 deve desenvolver ações junto à, no mínimo, três equipes de ESF e prevê três profissionais de ocupações não coincidentes. IV. Propõe-se que os NASFs assumam oito áreas de ação: atividade física/práticas corporais; práticas integrativas e complementares; reabilitação; alimentação e nutrição; saúde mental; serviço social; saúde da criança, do adolescente e do jovem; saúde da mulher e assistência farmacêutica.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Maringá - PR
Disciplina:
Terapia Ocupacional
A Estrutura da Prática da Terapia Ocupacional: Domínio e Processo,3ª Edição é o documento oficial da Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA) e descreve os conceitos centrais que fundamentam a prática da terapia ocupacional e constrói uma compreensão comum dos princípios básicos e a visão da profissão. A Estrutura é um documento em constante evolução. Com base na última revisão deste documento tão importante aos profissionais de terapia ocupacional (2015), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA. I. “Clientes” são agora definidos como pessoas, grupos e populações. II. “Áreas de ocupação” agora são chamadas de “ocupações”. III. A Estrutura é dividida em duas seções principais: o domínio, que descreve as competências da profissão e as áreas nas quais seus membros têm um corpo de conhecimentos e competências estabelecidas, e o processo, que descreve as atitudes tomadas pelos profissionais durante a prestação de serviços voltados aos clientes e focados no envolvimento com as ocupações. IV. “Alcançar a saúde, bem-estar, e participação na vida por meio do envolvimento na ocupação” é a afirmação abrangente que descreve o domínio e o processo de terapia ocupacional em seu sentido mais amplo.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Maringá - PR
Disciplina:
Terapia Ocupacional
No que diz respeito à terapia ocupacional, a utilização de atividades com grupos foi empregada nos EUA desde a década de 1930. No Brasil, os estudos sobre grupo foram enfatizados na década de 1980 e, de modo geral, influenciados pelas teorias psicanalítica e psicologia social, buscando uma articulação com fundamentos da terapia ocupacional para a construção de um campo de conhecimento que sustente as ações dos profissionais que utilizam esse recurso. Das diversas concepções existentes sobre grupos na terapia ocupacional, assinale a alternativa INCORRETA:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Maringá - PR
Disciplina:
Terapia Ocupacional
Em se tratando da avaliação da terapia ocupacional com crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral (PC), as três grandes áreas de ocupação de interesse são as atividades da vida diária (AVDs), escola e brincar. Neste raciocínio, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA: I. O Inventário de Avaliação Pediátrica de Disfunção (Pediatric Evaluation of Disability Inventory- PEDI), é um dos instrumentos tradicionalmente utilizados na prática clínica e em investigações científicas para avaliação de AVDs, sob o ponto de vista de desempenho e assistência recebida. II. Na escola, a avaliação do terapeuta ocupacional considera a participação da criança/adolescente em atividades acadêmicas e atividades não acadêmicas. III. Um dos instrumentos padronizados comumente utilizado na avaliação da participação da criança na escola é a Avaliação da Função Escolar (School Function Assessment – SFA). IV. A avaliação de como a criança brinca fornece informações importantes relacionadas às competências cognitivas, motoras ou sociais.