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Considere o driver com SCR abaixo e as especificações: Relé − tensão nominal da bobina 5 V, corrente nominal da bobina 20 mA.
SCR − IF = 4A; VGT = 1V; VTM = 2V; IH = 4 mA.
Para o relé operar próximo das suas especificações nominais, o valor comercial de Rx deve ser
Associe corretamente a coluna "Tipo" com a coluna "Aplicação"
Tipo
I. Relé magnético.
II. Relé de sub e sobretensão
III. Relé bimetálico.
IV. Relé cíclico.
V. Relé de impulso.
Aplicação
a. Proteção de motores contra sobrecarga.
b. Proteção de curto-circuito.
c. Comuta os seus contatos em uma sequência predeterminada no tempo, e ao terminá-la, recomeça novamente. É usado, por exemplo, para repetir operações todos os dias ou a cada intervalo de horas pré-ajustadas.
d. Desenergiza a rede, em caso de oscilações consideráveis da tensão. Pode entrar no automatismo fazendo com que, na inexistência de tensão na alimentação principal, providencie a entrada de outra como segurança, por exemplo, um grupo gerador-diesel.
e. Dispositivo eletromecânico que permite modificar mais de um cenário de iluminação a partir de um único ponto de acionamento.
Analise o circuito e as afirmativas abaixo.
I. A chave é usada para, na posição 1, acender a lâmpada e na posição 2, para apagá-la.
II. Depois de acesa a lâmpada, a chave pode retornar para a posição zero que a lâmpada continuará acesa.
III. Com a chave na posição 1, a lâmpada acende com potência reduzida.
IV. Depois de ligada, o produto R2×C determina o tempo em que a lâmpada permanecerá acesa.
V. Com a chave na posição 2 haverá corrente de gatilho em ambos os semiciclos da tensão da rede.
Está correto o que consta APENAS em
A figura abaixo corresponde a um motor de corrente contínua de 20 kW com tensão nominal de armadura de 460 V, sendo alimentado por um retificador controlado. Segundo especificação, o motor suporta uma sobrecarga de 1,6 vezes a corrente nominal durante 15 s.
O retificador deve ser dimensionado para suportar uma corrente de sobrecarga de, aproximadamente,
Nas condições citadas, o escorregamento nominal do motor é