Filtrar


Questões por página:
A pelagra é uma doença desencadeada quando o organismo está com deficiência de qual vitamina?
Sobre nutrição enteral e parenteral, avalie as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. A nutrição enteral consiste em alimentos para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada ou combinada, de composição química definida ou estimada, especialmente elaborada para uso por sondas ou via oral, industrializadas ou não, utilizado exclusiva ou parcialmente para substituir ou complementar a alimentação oral em pacientes desnutridos ou não, conforme suas necessidades nutricionais, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando à síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas.
II. As complicações da nutrição enteral podem ser mecânicas, gastrointestinais e metabólicas. As mecânicas ocorrem basicamente devido ao posicionamento inadequado da sonda. As gastrointestinais devem-se à osmolaridade e à velocidade de infusão da dieta, e as metabólicas geralmente são causadas pelo uso de fórmulas inadequadas às necessidades específicas do paciente e/ou modo de infusão inapropriado.
III. A nutrição parenteral é definida como uma solução ou emulsão, composta basicamente de carboidratos, aminoácidos, lipídios, vitaminas e minerais, estéril e apirogênica, acondicionada em recipiente de vidro ou plástico, destinada à administração intravenosa em pacientes desnutridos ou não, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando à síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas.
IV. A nutrição enteral é indicada quando o trato gastrointestinal está comprometido por doença ou tratamento ou a via parenteral for insuficiente para suprir as necessidades nutricionais.
As alergias alimentares são reações adversas de caráter imunológico que se manifestam por resposta humoral ou celular em situações nas quais o sistema imunológico reconhece determinadas proteínas alimentares como antígenos.
Assinale a alternativa que contém os principais alimentos que causam alergias alimentares.
Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. A obesidade é considerada um dos principais problemas de saúde pública na atualidade, em função de sua prevalência global crescente e de sua estreita relação com o aumento do risco para a mortalidade prematura e com o desenvolvimento de várias doenças, como diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.
II. Em geral, a obesidade é definida como uma condição resultante de um desequilíbrio no balanço energético que leva ao acúmulo excessivo de gordura corporal, caracterizada por valores de índice de massa corporal (IMC) iguais ao acima de 30Kg/m².
III. O tratamento da obesidade é complexo, multiprofissional e envolve mudança comportamental, intervenção dietética e exercício físico. O objetivo do tratamento é reduzir o nível de gordura corporal a fim de melhorar a saúde e reduzir o risco de complicações associadas à doença.
IV. É importante avaliar a quantidade de gordura visceral, dada sua estreita relação com o risco de doenças associadas à obesidade. Na prática clínica, a circunferência da cintura mostra-se como o melhor parâmetro antropométrico correlacionado com as quantidades de gordura neste compartimento e com alterações metabólicas.
Analise as afirmativas a seguir em relação às características sensoriais dos aditivos alimentares e assinale a alternativa CORRETA.
I. Corante: substância que confere, intensifica ou restaura a cor de um alimento.
II. Antioxidante: substância ou mistura de substâncias com propriedades aromáticas e/ou sápidas, capazes de conferir ou reforçar o aroma e/ou sabor dos alimentos.
III. Realçador de sabor: substância que ressalta ou realça o sabor/aroma de um alimento.
IV. Estabilizante de cor: substância diferente dos açúcares que confere sabor doce ao alimento.