Filtrar


Questões por página:

Observe a charge abaixo.




(Charge de Miguel Paiva. O Estado de São Paulo.5/10/1988)


O contexto de publicação desta charge foi marcado pela promulgação de uma nova constituição que

A Lei no 4.214, de 2 de março de 1964, conhecida como Estatuto do Trabalhador Rural, foi produto de um contexto histórico marcado
Dentre os diversos fatores que contribuem para se compreender historicamente a desigualdade das condições de trabalho entre homens e mulheres na primeira metade do século XX, no Brasil, considere:
I. O imaginário coletivo e as convenções sociais que consagravam o espaço doméstico como o lugar apropriado para a mulher, como mãe, dona de casa e esposa. II. O crescimento econômico nacional impulsionado pelas duas grandes guerras mundiais, que produziu grandes fluxos de migração para as cidades, inibindo o trabalho rural, onde as mulheres eram maioria. III. A legislação que restringia a escolarização das meninas aos Colégios de freiras, visto que as escolas mistas foram criadas apenas em 1946. IV. A prática histórica de se conceder salários menores às mulheres, e o preconceito em relação ao trabalho feminino em diversos setores do mercado.
Está correto o que consta APENAS de
O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, prestou depoimento por cerca de sete horas ao Ministério Público na condição de testemunha, sobre o escândalo envolvendo o acordo com o Brasil para renegociação da energia de:
Quanto aos fatores que contribuíram para o processo de industrialização no Brasil, analise as afirmativas.
I. A exportação de café gerou lucros que permitiram o investimento na indústria. II. Os imigrantes estrangeiros traziam consigo as técnicas de fabricação de diversos produtos. III. A dificuldade de importação de produtos industrializados durante a Primeira Guerra Mundial estimulou a indústria. IV. O êxodo rural foi o fator determinante para a mão de obra na criação das indústrias.
Assinale a alternativa correta.