Filtrar


Questões por página:

Com relação ao processo de “Abertura” do Regime Militar, ou seja, de transição para a Democracia, iniciado em 1974, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A “Abertura” começou com a redução das restrições à propaganda eleitoral (em 1974) e deu um grande passo com a revogação do AI-5 em 1978.

( ) As eleições legislativas de 1974, com propaganda eleitoral mais livre, foram marcadas pela expansão da oposição ao Regime Militar. Como resposta, Geisel suspendeu o Congresso por 15 dias e decretou mudanças eleitorais, como a eliminação da exigência de dois terços dos votos dos congressistas para aprovação de reformas constitucionais.

( ) O presidente à época, Ernesto Geisel, pertencia ao grupo militar ligado ao general Castelo Branco, grupo este que nunca pretendeu estender indefinidamente o controle militar do governo.

( ) Em 1973, aconteceu o primeiro choque do petróleo, ou seja, uma queda brusca no preço desse produto, o que comprometeu o “milagre” econômico promovido pelo Regime Militar.

( ) A montagem de aparelhos repressivos criou dentro das forças armadas um grupo quase independente que fortalecia a hierarquia militar.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Sobre o período da república brasileira que se estende de 1946 a 1964, assinale a alternativa CORRETA:

“O ano de 1930 foi um divisor de águas na história do país. A partir dessa data, houve a aceleração das mudanças sociais e políticas, a história começou a andar mais rápido.”

(CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho.1. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,2001. p.87)

Sobre essa “aceleração das mudanças sociais e políticas”, especificamente no período que vai de 1930 a 1964, marque (V) para as alternativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A mudança mais intensa foi no progresso dos direitos sociais, marcado pela criação de vasta legislação trabalhista e previdenciária, completada em 1943 com a Consolidação das Leis do Trabalho.

( ) Politicamente, o período foi marcado pela estabilidade.

( ) A organização sindical promovida na Era Vargas foi feita dentro de um arcabouço corporativo, em estreita vinculação com o Estado.

( ) As campanhas nacionalistas da década de 1950, como a de defesa do monopólio estatal do petróleo, caracterizam um progresso na formação de uma identidade nacional.

( ) O nacionalismo, incentivado pelo Estado Novo, foi o principal instrumento de promoção de uma solidariedade nacional, fortalecendo a importância das lealdades estaduais.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Leia as afirmativas com relação aos fatores que levaram à derrocada da Primeira República brasileira (1889 - 1930).

I) A crise econômica mundial de 1929 coincidiu com um período de queda da produção cafeeira do Brasil, o que trouxe profundo impacto na balança comercial brasileira.

II) A Primeira Guerra Mundial trouxe impactos profundos, como a queda do preço do café, um dos principais produtos de exportação brasileira.

III) Como um dos desdobramentos internacionais da Revolução Russa (1917), criou-se, em 1922, o Partido Comunista do Brasil, um novo ator na cena política do país.

IV) A semana de Arte Moderna, organizada em São Paulo em 1822, com inspiração no modernismo e futurismo europeu, questionou a natureza da sociedade brasileira, suas raízes e relações com a civilização europeia.

V) Com um profundo teor democrático, o Tenentismo foi uma poderosa força de oposição ao governo das oligarquias regionais, uma das principais características da Primeira República do Brasil.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Sobre a expansão econômica no mundo capitalista da segunda metade do século XIX é CORRETO afirmar que: