Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A história oral, metodologia de pesquisa e de constituição de fontes para o estudo da história contemporânea, em decorrência da singularidade de basear-se em entrevistas gravadas com pessoas que testemunharam determinados acontecimentos ou conjunturas de épocas diversas ou que deles participaram, vê-se impedida de fazer uso de instrumentos teóricos de outras disciplinas, como antropologia, sociologia e psicologia.
mostrar texto associado

A crise da civilização contemporânea, expressa em um pós-modernismo cultural de difícil conceituação, estancou o processo de aproximação da história com outras áreas do conhecimento e, em consequência, estimulou o retorno da tradicional definição de história como ciência do passado.

mostrar texto associado
Relativamente à sua natureza, as fontes enquadram-se em categorias diversas. Traços do passado que sobrevivem nas sociedades humanas, como instituições, costumes, tradições, crenças ou mesmo idiomas de origem muito distante no tempo, constituem as fontes imateriais.
mostrar texto associado
Os historiadores positivistas enfatizavam, no processo de produção do conhecimento histórico, os depoimentos de testemunhas de determinado fato, sendo o uso de documentos escritos, para eles, não mais que acessório.
mostrar texto associado
Segundo a Constituição Federal vigente, inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação são, entre outras formas de acautelamento e preservação, exemplos de ações a serem empreendidas pelo poder público para, em colaboração com a comunidade, promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro.