Filtrar


Questões por página:
Segundo a American Speech-Language-Hearing Association (ASHA), a fluência corresponde ao aspecto da produção da fala que se refere à continuidade, à suavidade, à velocidade e ao esforço com que as unidades fonológicas, lexicais e/ou sintáticas da linguagem são expressas. Os distúrbios de fluência fazem parte da atuação fonoaudiológica, e eles podem ter causas e configurações distintas. Considerando as particularidades de cada hipótese diagnóstica, assinale a alternativa correta.
L. J. D.,48 anos, apresenta, há vinte dias, queixa de dor e perda de força muscular progressiva dos membros inferiores, além de sintomas de formigamento e de sensação de queimação neles. Refere que dormiu e acordou assim, sem conseguir associar a nenhum contexto específico; apenas menciona uma otite que estava medicada, porém não apresentou melhora clinica dessa enfermidade. Realizou diversas consultas e exames médicos desde então. Finalmente conseguiu ser avaliado por um neurologista que solicitou a realização de eletroneuromiografia nos membros inferiores, dentre outros exames, fechando o diagnóstico de síndrome de Guillain Barré. A partir disso, iniciou reabilitação multidisciplinar com fisioterapeuta e fonoaudióloga. Considerando a história clínica, diagnóstico médico e possibilidades de manifestações fonoaudiológicas, assinale a alternativa correta.
A falta de alinhamento biomecânico entre os diversos segmentos corporais e as alterações do tônus muscular têm impacto negativo, não só na execução de movimentos corporais globais como na postura e na mobilidade das estruturas do complexo orofaríngeo. Considerando essas informações e as características do sistema estomatoglossognático e suas funções nos pacientes com encefalopatia crônica não progressiva, assinale a alternativa correta.
W. N. W.,20 anos, compareceu a uma avaliação fonoaudiológica com queixa de dificuldade para escutar. Na entrevista inicial, ele relatou que teve caxumba aos 7 anos de idade. Os exames audiológicos indicaram uma perda auditiva sensorioneural grau severo, na orelha esquerda, e audição normal na orelha direita. Considerando as necessidades do caso, diante de uma adaptação de aparelhos de amplificação sonora individuais, dadas as afirmativas,
I. A adaptação Contralateral Routing Signal (CROS) pode serutilizada para indivíduos com essa perda. II. A adaptação CROS consiste na implantação de uma prótese auditiva de condução óssea ao lado da orelha afetada. III. A privação sonora, ainda que unilateral, gera impacto na vida do paciente. Sendo assim, W. N. W deveria ter recebido um sistema CROS aos 7 anos. IV. Pacientes com perdas auditivas unilaterais podem apresentar dificuldades para compreender a fala em ambientes ruidosos e prejuízo na localização espacial das fontes sonoras.
verifica-se que está/ão correta/s
No exame do sistema estomatoglossognático em adultos, a avaliação fonoaudiológica observa aspectos morfológicos, posturais, tônus, mobilidade, força e as funções clássicas e aprendidas. Dessa forma, é correto afirmar: