Filtrar


Questões por página:

    A criação do território federal de Guaporé, com capital em Porto Velho, foi uma decisão tomada em um contexto histórico decisivo para a definição política, social e econômica do Brasil. Enquanto, em âmbito internacional, vigia um confronto bélico de inédita dimensão, no Brasil vigorava um regime que pretendia, entre outras medidas de impacto, efetivar a incorporação do Norte e do Centro-Oeste ao processo de desenvolvimento nacional.

Assinale a opção em que é apresentado o contexto histórico a que se refere o fragmento de texto acima.

Sobre a história política do Estado do Paraná, considere as seguintes afirmativas:

1. São senadores pelo Estado do Paraná: Roberto Requião e os irmãos Álvaro Dias e Osmar Dias.

2. Maurício Fruet foi governador do Paraná na época da ditadura militar.

3. José Richa foi Prefeito de Curitiba nas primeiras eleições diretas depois de 1964.

4. De 1991 a 2010, o poder executivo paranaense foi chefiado, fora interinidades e vices, por apenas dois governadores titulares, Roberto Requião e Jaime Lerner.

5. Ney Braga foi uma das mais importantes lideranças políticas do Paraná da segunda metade do século XX, destacando-se na ocupação de cargos municipais, estaduais e federais. Foi formador e organizador de um grande grupo político, no qual boa parte da elite política inicia-se na vida política, administrativa e governamental do Paraná.

Assinale a alternativa correta.
Da criação da Província do Paraná, em 1853, aos dias atuais, a atividade industrial desenvolvida no estado passou por diversas modificações, com vários setores sendo incorporados à economia. Atualmente, a grande diversidade da produção industrial no estado se reflete na existência de distintos setores, que vão da agroindústria à petroquímica. A respeito do desenvolvimento da indústria no Paraná, assinale a alternativa correta.
Dentre as principais personalidades religiosas de Goiás, destacam-se as figuras de Santa Dica e Padre Pelágio. Sobre elas, é INCORRETO afirmar:
Durante o início da implantação da colonização portuguesa em Goiás, foi proibida a navegação dos rios Araguaia e Tocantins. Pode-se afirmar CORRETAMENTE que esta medida