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Para ter sucesso, uma empresa deve dispor de uma eficiente comunicação, garantidamente clara, objetiva, precisa, seja em situações orais e escritas. Nestes, particularmente, deve considerar também a estética da formatação. Na carta comercial, por exemplo, deve-se atentar para essa estática. Analise a carta que se apresenta a seguir:

Identifique o estilo da carta:

A comunicação empresarial também ocorre de forma verbal. São inúmeras as situações em que é necessário fazer uso da forma oral. Uma delas diz respeito à apresentação de alguém, situação que exige alguns critérios. Analise os que se apresentam a seguir:

I. Apresentar a pessoa mais velha para a mais jovem.

II. Apresentar um colega para o cliente.

III. Apresentar um colega para o empregado da outra empresa.

IV. Apresentar o oficial para o civil.

V. Apresentar a sua chefia para o novo colaborador

Estão corretos APENAS os critérios:
Na administração pública, além do ofício outra forma de correspondência utilizada entre autoridades é o memorando. Sobre o memorando, afirma-se:

I. Trata-se de uma correspondência eminentemente interna a determinado órgão do governo

II. Trata-se de uma correspondência dirigida a muitas pessoas e órgãos.

III. Trata-se de uma correspondência em que se certifica algum fato de que se é testemunha.

IV. Pode ter caráter meramente administrativo ou ser utilizado para exposição de projetos etc.

V. A tramitação do memorando deve pautar-se na agilidade e rapidez.

Estão corretas APENAS:
Marli Ribeiro recentemente passou em um concurso público para o cargo de secretária executiva. Ao assumir o cargo, foi-lhe solicitado que redigisse um ofício ao prefeito do Município de Curitiba. Marli Ribeiro sabe que, em função da Instrução Normativa n.4, de 06 de março de 1992, ela deverá dirigir-se a essa autoridade fazendo uso do seguinte pronome de tratamento:
Assinale a opção correta quanto às técnicas de redação ofcial.