Filtrar


Questões por página:

Um engenheiro de segurança do trabalho de uma fábrica de automóveis resolveu avaliar o nível de pressão sonora (NPS) do posto de trabalho de um eletricista. Para tanto, realizou cinco avaliações ambientais, no período de oito horas de trabalho desse profissional. A metodologia da avaliação seguiu os critérios estabelecidos na Portaria nº 3214/1978, Anexo I do MTE.

A tabela apresenta os dados das avaliações e os tempos de exposição a cada um dos níveis.


Após analisar a tabela, verifica-se que a dose de ruído é de

Com relação ao Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, estabelecidos na NR 9, verifica-se que o(a)
Os diversos aerodispersoides, presentes no ambiente de trabalho em concentrações superiores aos limites de tolerância legais e/ou técnico-científicos, podem produzir doenças ocupacionais nos trabalhadores.

O pó de algodão e a fibra de amianto, por exemplo, podem causar, respectivamente, as doenças denominadas

A NR 7 (Programa de controle médico de saúde ocupacional) estabelece no Quadro I os parâmetros para o controle biológico da exposição a alguns agentes químicos.

Associe os agentes químicos a seus indicadores biológicos (material biológico/ análise) correspondentes.



As associações corretas são:

O ruído nos locais de trabalho é um dos principais causadores de desconforto para o trabalhador. A NR 17 (Ergonomia) estabelece que nos locais de trabalho onde sejam executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constante, tais como escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projeto, laboratórios e salas de controle, dentre outros, sejam seguidas as recomendações de níveis de ruído encontradas na NBR 10152:2000.

Para atividades que não apresentam equivalência ou correlação com aquelas relacionadas, nessa norma, o nível de ruído aceitável para efeito de conforto será de até quantos decibéis?