Filtrar


Questões por página:
A heparina não fracionada (HNF) é efetiva no tratamento de tromboembolia pulmonar (TEP), mostrando melhores resultados quando comparada à condição de não tratamento do paciente com TEP confirmada. Devem ser respeitadas as contraindicações ao seu uso, pesando a relação risco-benefício de acordo com a situação clínica do paciente. São contraindicações relativas para o uso de anticoagulantes nesses pacientes, EXCETO,
A insuficiência renal aguda (IRA) é definida como a redução aguda da função renal em horas ou dias. Refere-se, principalmente, à diminuição do ritmo de filtração glomerular e/ou do volume urinário, porém ocorrem também distúrbios no controle do equilíbrio hidroeletrolítico e acidobásico. O critério para inclusão de um paciente em classe 3 é
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença autoimune sistêmica caracterizada pela produção de autoanticorpos, formação e deposição de imunocomplexos, inflamação em diversos órgãos e dano tecidual. Afeta indivíduos de todas as raças, sendo 9 a 10 vezes mais frequente em mulheres durante a idade reprodutiva. Entre os medicamentos utilizados podem ser citados os antimaláricos (cloroquina e hidroxicloroquina) e os glicocorticoides (GCs), independentemente do órgão ou sistema afetado pela doença. Os glicocorticoides (GC) são os fármacos mais utilizados no tratamento de LES, e as doses diárias variam de acordo com a gravidade de cada caso. Tendo prednisona como padrão pela via oral, a dose baixa (sem ajuste) é de
Analise as afirmativas a seguir sobre a prática de higiene das mãos em serviços de saúde e marque (V) VERDADEIRAS e (F) FALSAS.
( ) A higienização simples das mãos deve ter duração mínima de 40 a 60 segundos.
( ) Quando as mãos estiverem visivelmente sujas ou manchadas de sangue, outros fluidos corporais ou após uso do banheiro devem ser higienizadas com preparação alcoólica.
( ) A fricção antisséptica das mãos com preparação alcoólica é a aplicação de preparação alcoólica nas mãos para reduzir a carga de microrganismos com a necessidade de enxágue em água e secagem com papel toalha ou outros equipamentos.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Os óbitos infantis e fetais são considerados eventos de investigação obrigatória por profissionais da saúde (da vigilância em saúde e da assistência à saúde) visando identificar os fatores determinantes e subsidiar a adoção de medidas que possam prevenir a ocorrência de óbitos evitáveis. Com relação aos óbitos infantis e fetais considere as afirmações a seguir.
I. Óbito infantil: é aquele ocorrido em crianças nascidas vivas desde o momento do nascimento até um ano de idade incompleto, ou seja,364 (trezentos e sessenta e quatro) dias.
II. Óbito fetal: é a morte de um produto da concepção, antes da expulsão ou da extração completa do corpo da mãe, com peso ao nascer igual ou superior a 500 gramas. Quando não se dispuser de informações sobre o peso ao nascer, considerar aqueles com idade gestacional de 22 semanas (154 dias) de gestação ou mais. Quando não se dispuser de informações sobre o peso ao nascer e a idade gestacional, considerar aqueles com comprimento corpóreo de 25 centímetros cabeça-calcanhar ou mais.
III. Óbitos pós-neonatais (28 dias a 1 ano incompleto de vida ou 364 dias).
IV. Neonatais (0 a 27 dias de vida).
V. Nascimento vivo: é definido como a expulsão ou a extração completa do corpo da mãe, independentemente da duração da gravidez, de um produto de concepção que, depois da separação, respire ou apresente qualquer outro sinal de vida, como batimentos do coração, pulsações do cordão umbilical ou movimentos efetivos dos músculos de contração voluntária, estando ou não cortado o cordão umbilical e estando ou não desprendida a placenta. Cada produto de um nascimento que reúna essas condições se considera como uma criança nascida viva.

Marque a opção que apresenta as afirmações CORRETAS