Filtrar


Questões por página:
Segundo o Quadro I da NR 7 - Parâmetros para Controle Biológico da Exposição Ocupacional a Alguns Agentes Químicos, a monitorização biológica de trabalhadores expostos a agentes químicos, como solventes orgânicos e alguns metais pesados, apontam que os indicadores biológicos da exposição
A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) é resultante de um processo fisiopatológico que ocorre fundamentalmente no(a) I , localizado no(a) II . Os verdadeiros receptores sensoriais deste órgão são as células III , que quando estimuladas geram impulsos que são transmitidos pelo IV até o sistema nervoso central.

A alternativa que preenche as lacunas I, II, III e IV, respectivamente, é

Uma equipe de pesquisadores está desenvolvendo um novo teste bioquímico para o diagnóstico precoce da osteólise de falanges distais de quirodáctilos, doença relacionada à exposição ao cloreto de vinila, principalmente na indústria de síntese do PVC. O novo marcador, denominado beta-3-calcitolisina, é identificado mais precocemente do que as alterações radiológicas nos indivíduos que desenvolveram a doença. No processo de avaliação do teste diagnóstico, foram encontrados os resultados:



Para este teste, a sensibilidade e a acurácia foram, res- pectivamente,

Um aluno de pós-graduação em Medicina do Trabalho irá iniciar um estudo para investigar se a exposição ocupacional a radiações ionizantes constituiria um fator de risco estatisticamente significativo para a ocorrência de anemia aplástica. No ambulatório de hematologia de sua universidade, pôde encontrar 42 pacientes com este diagnóstico. O desenho de estudo mais apropriado e a medida de associação a ser encontrada são, respectivamente:
A Norma Operacional de Saúde do Trabalhador (NOST- SUS), de 30 de outubro de 1998, tem por objetivo orientar e instrumentalizar a realização das ações de saúde dos trabalhadores, pelos Estados, Distrito Federal e Municípios. São ações previstas nesta Norma a

I. garantia do atendimento ao acidentado do trabalho e ao suspeito ou portador de doença profissional ou do trabalho, por meio da rede própria ou contratada, dentro de seu nível de responsabilidade da atenção.
II. notificação dos agravos à saúde e dos riscos relacionados com o trabalho, alimentando regularmente o sistema de informações dos órgãos e serviços de vigilância, assim como a base de dados de interesse nacional.
III. realização de ações de vigilância nos ambientes e processos de trabalho, compreendendo a identificação das situações de risco e a tomada de medidas pertinentes para a resolução da situação e a investigação epidemiológica.

Os itens I, II e III são atribuições, respectivamente, das esferas