Filtrar


Questões por página:
A respeito da metodologia de avaliação de impactos ambientais que utiliza a denominada Matriz de Leopold, considere as afirmações a seguir.
I - Permite a atribuição de valores de magnitude e importância para cada impacto ambiental identificado.
II - Proporciona a valoração quantitativa dos impactos ambientais de maneira objetiva, eliminando o tratamento subjetivo existente na maioria dos outros métodos.
III - Favorece o cruzamento das ações que podem causar impacto, representadas por colunas, com os fatores ambientais que podem ser impactados, representados por linhas.
IV - Admite a identificação dos impactos ambientais secundários e de demais ordens.
São corretas APENAS as afirmativas
Existem diversos modelos, métodos ou técnicas de valoração de danos, recursos e bens naturais, cada qual com suas particularidades e critérios de aplicação. Dentre eles, está o modelo de valoração denominado Custo de Viagem, que

Considere a situação ilustrada na figura acima, que representa um ramo de uma “árvore de eventos" da análise de risco de uma instalação industrial. O Evento Iniciador (EI) potencialmente danoso é o vazamento de um gás altamente inflamável e tóxico, com frequência de 1 (uma) ocorrência a cada 25 anos. Os números entre parênteses na figura representam a probabilidade dos eventos em cada ramo. O vazamento desse gás pode apresentar cinco consequências, mutuamente excludentes:
 
C1 – Dispersar-se em área inabitada, não causando mortes.
C2 – Explodir ou incendiar em área habitada, sem perda de vidas.
C3 – Explodir ou incendiar em área habitada, com perda de vidas.
C4 – Atingir área habitada e produzir efeitos tóxicos, sem perda de vidas.
C5 – Atingir área habitada e produzir efeitos tóxicos, com perda de vidas.
 
Sabendo-se que a área habitada apresenta uma população de 50 pessoas, qual será a frequência do dano, na pior consequência?
Um dos indicadores adotados por órgãos públicos de saneamento ambiental é o IQA (Índice de Qualidade das Águas), que incorpora nove variáveis consideradas relevantes para a avaliação da qualidade das águas, tendo como determinante principal a sua utilização para abastecimento público. Três das nove variáveis utilizadas nesse cálculo são:

O gráfico acima apresenta a distribuição da quantidade de técnicas de remediação implantadas no Estado de São Paulo até 2007, em um total de 1.423 registros. Das técnicas apresentadas no gráfico, tem-se que a(s)