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O suporte à governança de TI é provido por um framework que visa garantir alinhamento ao negócio, maximização de benefícios, uso responsável dos recursos e gerenciamento de riscos.
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Os objetivos de controle compreendem um conjunto de requisitos técnicos operacionais que devem ser considerados pelos gestores para o controle efetivo de cada processo de TI.
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Por meio da estratégia de serviços, são identificados requisitos e necessidades de negócio, os quais são acordados e documentados em um SLA (service level agreement). Compõem a referida estratégia: o projeto do requisito, que concebe a solução em todos os seus aspectos e os registra em um documento de especificações e características dos serviços; a transição, em que ocorre a implementação em produção; e a operação, na qual o serviço é mantido em operação/funcionamento de acordo com os SLAs estabelecidos para gerar os resultados esperados.
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Com relação ao alinhamento da estratégia ao negócio, os fatores críticos de sucesso são elementos identificados e revisados periodicamente para garantir adequação do portfólio de serviços.
O domínio Adquirir e Implementar (AI) do COBIT é composto de sete processos de TI, dentre os quais, o processo Gerenciar