Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O processo de definição da arquitetura da informação tem por objetivos de controles a manutenção de um dicionário de dados corporativo que incorpore as regras de sintaxe de dados da organização e o estabelecimento de um esquema de classificação de dados aplicável a toda organização, com base na importância e na confidencialidade dos dados corporativos.
mostrar texto associado

Considere que uma organização se componha dos seguintes níveis decisórios para gestão: estratégico, tático e operacional. Nessa situação, o planejamento estratégico de tecnologia da informação (PETI) e o plano diretor de tecnologia da informação (PDTI) situam-se, nessa organização, nos níveis tático e operacional, respectivamente.

mostrar texto associado
No nível de decisão estratégico, o principal objetivo é converter as metas gerais e as estratégias da alta administração em objetivos e atividades mais específicos para os níveis de decisão tático e operacional, promovendo a visão estratégica de longo prazo e decompondo os objetivos, estratégias e políticas para os níveis subsequentes ao nível de decisão estratégico.
mostrar texto associado

Em cada projeto, criam-se produtos, serviços ou resultados exclusivos, mesmo que se gerencie o projeto em portafólios, ou seja, realizando-se um agrupamento com vistas a facilitar o gerenciamento desse trabalho e a atingir os objetivos de negócios estratégicos da organização, por meio do plano de gerenciamento de projeto. Esse tipo de plano é iterativo, sendo elaborado progressivamente mediante melhorias contínuas ao longo do ciclo de vida do projeto.

mostrar texto associado
As fases do ciclo de vida de um projeto podem ser executadas em sequência ou em paralelo e organizadas de diferentes formas, conforme a criticidade do projeto e a maneira como este é gerenciado. Os grupos de processos de gerenciamento de projetos, por sua vez, são vinculados pelas saídas que produzem e executados uma única vez em cada fase, não havendo a possibilidade de existir atividades sobrepostas ao longo das fases, uma vez que em cada processo se produz saída para outros processos.