Filtrar


Questões por página:
O crescente consumo de produtos exigiu uma produção mais rápida e em maior quantidade. Aos poucos, o homem foi substituindo materiais, construindo máquinas mais complexas, observando e utilizando a força dos próprios componentes da natureza e, com isso, diminuindo seu trabalho muscular.
As primeiras máquinas utilizadas para acelerar o trabalho foram:
Ao longo de sua história, o ser humano procurou melhorar suas condições de trabalho, principalmente no que se refere à redução de seu esforço físico. Para isso, o homem utilizou, inicialmente, meios auxiliares que lhe permitissem realizar trabalhos de modo mais fácil e com o menor gasto possível de sua força muscular. Dentre as sequências apresentadas abaixo, a que representa, por sua simplicidade, os elementos que ficaram conhecidos como máquinas simples é:
Encontrado em quase todo o mundo, o ferro é um dos metais que o homem aprendeu a forjar há milhares de anos. Por volta de 1500 a.C., a superioridade do bronze começa a ser ameaçada pelo ferro por ser facilmente encontrado em pequenos pedaços de rochas soltas na superfície da Terra. O ferro substituiu o cobre e o bronze porque:
A pedra foi explorada de todas as formas como ferramenta. Entretanto, as ferramentas de pedra tinham a desvantagem de se desgastarem rapidamente. O homem continuou descobrindo novos materiais para fabricar ferramentas mais duradouras. Mas a substituição da pedra por metais, como matéria-prima para a fabricação de instrumentos de trabalho, foi um processo muito lento. A técnica utilizada para fabricar utensílios era a deformação a frio do material, chamada de forjamento. Forjamento é um processo de fabricação pelo qual se obtêm produtos por meio de:
Qual das seguintes alternativas descreve corretamente a diferença entre manutenção preventiva, corretiva e preditiva?