Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Determine qual será a vazão do componente "a" na corrente de reciclo 14 (reciclo para o reator), sabendo que para cada mol que segue para o reciclo (corrente 14), 6,4 mols entram no decantador (corrente 7) e a fração molar de "a" nesta corrente é de 0,125

A destruição da camada de ozônio que ocorre na estratosfera, onde a incidência de raios UV são maiores, obedece às seguintes reações:

1. O2 + (energia, UV) → 2O•
2. 2Cl • (do CFC) + 2O3 → 2Cl O + 2O2
3. 4Cl O + 2O3 → 4Cl • + 5O2

I. A reação resultante do mecanismo representado pelas equações 2 e 3 é 2O3 → 3O2.

II. Esta é uma reação catalítica que ocorre da presença de radiação ultravioleta tendo o Cl •.como catalisador.

III. Uma mesma molécula de cloro pode catalisar a destruição de muitas moléculas de O3, já que a mesma não é consumida na reação.

IV. Como esta reação é reversível, na mesma proporção que o ozônio é convertido em gás oxigênio, o gás oxigênio é convertido em gás ozônio.

V. A camada de ozônio esta sendo destruída principalmente devido ao aumento do efeito estufa no planeta.

É correto o que se afirma em:

Considere as afirmações abaixo sobre o efeito estufa.

I. O aumento da temperatura global média tem sido proporcional ao aumento do dióxido de carbono encontrado na atmosfera.

II. Entre os gases responsáveis pelo efeito estufa, encontra-se o dióxido de carbono, óxido nitroso e o metano.

III. O vapor de água presente na atmosfera também contribui para o efeito estufa.

IV. A queima de combustíveis fósseis contribui para o aumento do efeito estufa

V. Se não existissem gases presentes na atmosfera causadores do efeito estufa, a temperatura da superfície do planeta seria muito baixa impossibilitando a existência de vida na forma que conhecemos.

A DBO e a DQO são métodos para caracterizarem efluentes quanto à carga de poluentes.

I. Substâncias, como cloretos dissolvidos nos efluentes, influenciam no resultado da DQO, sendo necessária uma correção levando em conta este problema.

II. Enquanto que na determinação da DQO se utiliza um oxidante forte como uma mistura de dicromato de potássio e ácido sulfúrico, na determinação da DBO, o oxidante utilizado é o oxigênio e a oxidação requer a interferência de bactérias.

III. A determinação da DBO, para um mesmo efluente, é sempre mais rápida do que a determinação da DQO.

IV. A diferença entre a DQO e a DBO indica aproximadamente a porcentagem de matéria orgânica nãobiodegradável presente no efluente.

V. DQO e DBO medem a quantidade de oxigênio dissolvido nos efluentes através de processos químicos e biológicos respectivamente.

Sobre estes métodos é correto o que se afirma em

Em um experimento de cromatografia em camada delgada duas substâncias, A e B, foram eluidas separadamente com hexano (fase móvel) em duas placas idênticas contendo uma camada de sílica gel como fase fixa. Depois de reveladas as placas, obteve-se o seguinte resultado:



I. A substância A é mais polar que a substância B.

II. A substância B é mais polar que a substância A.

III. As substâncias A e B tem polaridades semelhantes.

IV. A cromatografia em camada delgada, usando sílica gel como fase fixa e hexano como fase móvel pode ser um método viável para separar a substância A de uma mistura que também contenha a substância B

V. A substância B é um composto puro.

É correto o que se afirma APENAS em