Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Na temperatura T2, o CH4 (g), a 200 bar de pressão, ocupará um volume superior ao estimado pela equação dos gases ideais, o que demonstra que as forças atrativas predominam sobre as forças repulsivas.



Em um reator ideal, de processo contínuo, que opera em estado estacionário, a combustão de CH4 ocorre com uma conversão de 90% do reagente limitante. Esse reator é alimentado com CH4 e ar a taxas de 16 kg/h e 300 kg/h, respectivamente, conforme ilustrado no esquema apresentado.

Considerando que, nessa situação, a combustão do CH4 seja completa e que a composição do ar que alimenta o reator seja de 24%, em massa, de O2 (g) e, o restante, de N2 (g), julgue o item subsequente.

A porcentagem, em massa, de CO2 na corrente de saída do reator é superior a 10%.

O2 (g)
X
N2 (g),
mostrar texto associado

Se o consumo mensal de energia elétrica da referida empresa for de 1,0 × 1012 J, a combustão do CH4 (g), sob pressão constante de 1 bar e a 25 ºC, produzirá mais de 40 toneladas de CO2 para suprir as necessidades mensais de energia da empresa.

mostrar texto associado

Considerando-se um comportamento ideal para a mistura sob pressão total p, é correto afirmar que, em uma amostra de gás natural constituída por 95%, em massa, de metano e, o restante, de etano, a pressão parcial do metano será superior a 0,95p.

mostrar texto associado

Considerando-se que as capacidades caloríficas fornecidas na tabela sejam válidas para o intervalo de temperaturas entre 25 ºC e 35 ºC, é correto afirmar que a combustão do CH4 (g) deverá liberar maior quantidade de calor se for realizada a 35 ºC, e não a 25 ºC.