Filtrar


Questões por página:
O ato ou efeito de embalar ou guardar documentos de forma apropriada à sua preservação e manuseio é chamado de:
Identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F), considerando as definições e usos de arquivos públicos e privados na Administração Pública.

( ) Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral, contidas em documentos de arquivos, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado, bem como à inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas.
( ) Consideram-se documentos permanentes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas frequentes.
( ) Consideram-se documentos correntes aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
( ) Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis.
( ) O acesso aos documentos de arquivos privados identificados como de interesse público e social poderá ser franqueado mediante autorização de seu proprietário ou possuidor.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Analise as afirmativas abaixo com relação ao método de arquivamento numérico simples.

1. Há a atribuição de uma letra do alfabeto a cada correspondente ou cliente – pessoa física ou jurídica – obedecendo-se à ordem de entrada ou de registro.

2. Não segue uma ordenação alfabética.

3. É um método que segue um sistema indireto de arquivamento.

4. Além da ordem numérica, é observada a data para o arquivamento.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Analise a seguinte sequência de rotinas:


Recebimento da correspondência (original, envelope e cópias em quantidades a serem determinadas).

Verificação se não faltam folhas ou anexos.

Numeração e complementação da data, no original e nas cópias.

Separação do original das cópias.

Envio do original ao destinatário externo à instituição, com os anexos se for o caso, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, malotes ou em mãos.

Encaminhamento das cópias, acompanhadas dos antecedentes que lhes deram origem, ao setor de arquivamento.


Com relação às atividades dos arquivos correntes, é correto afirmar que estas rotinas são adotadas pelo setor de:
Assinale a alternativa que indica corretamente um método de gerenciar e armazenar informações através da captação de imagens dos documentos em formato analógico, por um processo fotográfico.