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Um dos conceitos mais utilizados nas reflexões sobre arquitetura e urbanismo contemporâneos trata de lugares obsoletos nos quais somente certos valores residuais parecem se manter apesar de sua completa desafeição da atividade da cidade. São lugares estranhos ao sistema urbano, exteriores mentais no interior físico da cidade que aparecem como contra imagem da mesma, tanto no sentido de sua crítica como no sentido de sua possível alternativa. A expressão empregada para denominar esse conceito é:
Rem Koolhas, fundador do OMA (Office for Metropolitan Architecture), um dos arquitetos contemporâneos cujo trabalho profissional e teórico exerce importante influência na prática e no pensamento arquitetônico dos últimos anos, é o autor da seguinte sentença:

“Em um edifício que ultrapassa um certo tamanho, a escala torna-se tão grandiosa e a distância entre o centro e o perímetro, ou núcleo e pele, torna-se tão imensa, que não se pode mais esperar que o exterior revele com precisão o interior.”

Considerando os conceitos fundamentais sobre arquitetura contidos nesta reflexão, constata-se:

I. Apesar da sugestão de novas possibilidades estéticas, mantém-se a disciplinada obediência ao “princípio da utilidade” e a regras simples do funcionalismo.

II. Rompe-se a relação humanista entre exterior e interior baseada na expectativa de que o exterior fará revelações e esclarecimentos sobre o interior.

III. Exterior e interior tornam-se projetos completamente autônomos e separados, a serem desenvolvidos independentemente, sem conexão aparente.

IV. O estabelecimento de conceitos para uma visão científica da cidade, a serviço de uma sociedade mais consciente e responsável.

É correto o que consta apenas em

Observe abaixo desenhos da Vila Serra do Navio (1955), um assentamento urbano construído no Amapá como infraestrutura para exploração de manganês em meio à selva Amazônica, projeto do arquiteto Oswaldo Arthur Bratke.



Considerando a ação do homem sobre o meio ambiente presentes no urbanismo e na arquitetura deste projeto, é correto afirmar:

Observe abaixo desenhos e imagens de três projetos do arquiteto Jorge Machado Moreira (1904-92).



Em relação aos princípios dessa arquitetura, constata-se que

I. o arroubo técnico-estrutural é dominante na maioria dos projetos.

II. o sentido de montagem inerente ao princípio moderno de construção resulta da ênfase dada à conjugação dos elementos arquitetônicos, planos e volumes, mais do que nos elementos estruturais e nas articulações construtivas.

III. a conjugação não discreta de formas da geometria euclidiana revela uma estratégia de formação espacializante que procura explorar o dinamismo inerente aos programas complexos das novas funções, resultando em conjuntos inevitavelmente pouco equilibrados para a época.

IV. uma simplicidade essencial rege a economia plástica do arquiteto, que se vale dos meios disponíveis com vistas à otimização do produto final, mas os usa continuamente de modo a garantir a primazia do sentido total da obra.

É correto o que consta APENAS em

Observe abaixo desenhos e imagens da Estação do Largo 13 de Maio (1985) em São Paulo, SP, projeto do arquiteto João Walter Toscano.



Em relação aos princípios dessa arquitetura, constata-se que

I. além de absorver as funções a que se destinava, o projeto procurou manter a identidade da estação através de uma solução arquitetônica que exprime claramente a organização espacial, o sistema estrutural e o tratamento particular de cada um dos elementos.

II. a distribuição espacial responde às exigências funcionais, mas as soluções arquitetônicas são caracterizadas pela utilização e apropriação desta ou daquela técnica, como um traço vigoroso na obra de arquitetura.

III. se optou por um sistema estrutural único, preservando a unidade da obra arquitetônica por meio da continuidade entre os diversos elementos componentes: fundações, pilares de sustentação dos pórticos, plataforma e muros de arrimo.

IV. o corpo principal do edifício é composto por arcos biarticulados, compostos por chapas espessas de aço cos-ar-cor, com seções capazes de absorver a carga do mezanino, deixando a plataforma livre de pilares.

É correto o que consta APENAS em