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Analise, acima, desenhos e imagens de obras do arquiteto Jean Prouvé, (1901-84), reveladoras de sua militância pela evolução arquitetônica baseada na produção industrial, e considere uma de suas reflexões sobre o tema:
Sempre fui contra o princípio da criação de componentes: não se pode fazer arquitetura com componentes que não são coerentes entre si, não se pode fazer arquitetura partindo de uma peça avulsa. Nunca funcionou. Minha proposta era diferente.
Para mim, é sempre necessário propor um conjunto e não um pedaço.
Sobre esse tema, é correto afirmar:
Analise, abaixo, desenhos e imagens da Casa O em Chiba, Japão (2007), obra do arquiteto Sou Fujimoto.
Em relação ao programa, metodologia e desenvolvimento do projeto, constata-se que:
I. o autor buscou uma arquitetura primitiva, “algo ao meio do caminho entre o natural e o feito pelo homem”.
II. uma das singularidades da planta, imaginada como ramos de uma árvore, é a continuidade espacial.
III. espaços intermináveis, contínuos, sem limites claros, como algo que existe antes da compartimentação, são as imagens base do projeto.
IV. a experiência da casa é similar a um passeio pela costa: em certos momentos surge uma vista panorâmica, em outros só se vê por uma pequena fenda.
É correto o que consta em
Analise, abaixo, desenhos e imagens do edifício habitacional reconhecido internacionalmente por “La Barceloneta” (1952-55), devido ao lugar onde está situado em Barcelona, Espanha, dos arquitetos José Antonio Coderch de Sentmenat e Manuel Valls Vergés.
Em relação aos princípios dessa arquitetura, constata-se:
I. a impossibilidade de se trabalhar o vazio na busca de determinadas relações visuais e de continuidade espacial devido às limitações impostas pela ocupação do lote em quase sua totalidade.
II. o desaparecimento das janelas, com as fachadas sendo tratadas como elementos abstratos com poucas referências aos elementos clássicos de composição.
III. a estrutura pensada ainda como elemento clássico sem a incorporação da ideia de balanços e lajes ancoradas ao núcleo central que, posteriormente, marcou o movimento moderno.
IV. detalhes cuidadosos de elementos como persianas, marquises e elevações internas, que são prova de uma preocupação pelo controle do edifício em sua totalidade.
É correto o que consta APENAS em
Analise, abaixo, desenhos e imagens de três projetos do arquiteto Eduardo Riesencampf de Almeida.
Em relação aos princípios dessa arquitetura, constata-se:
I. que são constantes as malhas estruturais de intervalo variado que quase sempre servem para pautar zonas ordenadas com as partes semelhantes do programa.
II. obras que se orientam numa perspectiva diferente daquilo a que se convencionou chamar de movimento “moderno” racionalista.
III. que a estrutura é ajustada, os materiais íntegros e os pilares de secção simples e contínua formam, estruturam e constroem como determina o sentido técnico e recomenda o olho que confirma o ângulo reto na paisagem.
IV. um empirismo face à afirmação platônica da arquitetura moderna hegemônica.
É correto o que consta APENAS em
Considere o desenho abaixo de implantação da Fazenda Sesmaria no município de São Vicente de Minas, MG, provavelmente, uma obra do fim do século XVIII.
desenho que representa uma das elevações da casa principal da fazenda é: