Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Por meio da técnica de auditoria de correlação das informações obtidas, o auditor realiza a confrontação de informações obtidas de fontes independentes e distintas junto a fontes externas ao auditado, com a finalidade de obter informações em fontes diversas.
mostrar texto associado
A auditoria de acompanhamento de gestão é realizada ao longo do exercício financeiro em curso, com o objetivo de atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos, com vistas a certificar a regularidade das contas.

No processo de auditoria da empresa Distribui S.A., responsável pela compra de medicamentos para o Estado, foi identificado, pelo auditor público, que os medicamentos adquiridos na última licitação estavam acima do preço de medicamentos de mesma qualidade, comercializados por empresa fornecedora concorrente que foi desqualificada na licitação. Apurou-se que o processo de desqualificação não tinha procedência. Assim sendo, de forma primária, pode-se afirmar que não foi cumprido o princípio da:

mostrar texto associado
Em uma entrevista, podem-se classificar as questões de auditoria em vários tipos. Uma questão do tipo exploratório, por exemplo, é formulada com vistas a esclarecer desvios em relação ao desempenho padrão ou ao estabelecido como meta. Por meio desse tipo de questão, pode-se, por exemplo, indagar do responsável por um programa das empresas fiscalizadas pelo MTE por que razão um percentual muito baixo de empresas teria sofrido autuação e por que a maior parte das autuações não teria apresentado nenhum resultado prático.
mostrar texto associado
Na realização do seu trabalho em determinado ente, ao constatar que não foram calculados e demonstrados os encargos incidentes sobre salários não reclamados de empregados recém-demitidos e sobre reclamações trabalhistas em tramitação há muito tempo na justiça trabalhista, o auditor-fiscal do trabalho deverá recomendar a constituição de reserva de contingência nos valores correspondentes.