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Para entendermos como se dá o controle do pH sanguíneo devemos levar em conta que ele é influenciado pela taxa de gás carbônico (CO2) que, como sabemos é um óxido ácido. Os locais onde o gás carbônico do sangue é aumentado, como nos músculos, o pH é baixo, ou seja, esse é um microambiente mais ácido. Já nos alvéolos, nos quais há redução da concentração de gás carbônico, o pH é aumentado, sendo o microambiente alveolar mais alcalino que o muscular. O pH do sangue normalmente tem caráter básico, variando de 7,35 a 7,45, sendo o sangue venoso mais ácido que o arterial por conta da maior concentração de gás carbônico. A redução do pH sanguíneo para abaixo de 7,35 é chamada de acidose, enquanto a elevação para acima de 7,45 é uma alcalose. Ambos os processos (acidose e alcalose) são considerados anormais, apresentando várias causas para a sua ocorrência.
Adaptado. Sala BioQuímica: Controle (e descontrole) do pH sanguíneo (salabioquimica.blogspot.com). Acesso em 25 de Julho de 2021.
A seguir, temos as reações de conversão do gás carbônico (CO2) em bicarbonato (HCO3 - ).
CO2 (g) + H2O (l) ↔ H2CO3 (aq) H2CO3 (aq) ↔ HCO3 – (aq) + H+ (aq)
Elas são a base para entendermos o comportamento desse sistema tamponado do sangue nos dois ambientes diferentes: no tecido muscular e nos alvéolos. Assim, de acordo com as características do controle de pH do sistema sanguíneo, assinale a alternativa correta.
Sistemas de células a combustível são uma fonte de energia elétrica limpa, eficiente, confiável e silenciosa. Não precisam ser recarregadas periodicamente como as baterias, em vez disso continuam a produzir energia elétrica enquanto forem alimentadas por um combustível. Uma das montadoras mais conhecidas, a Toyota, lançou em março deste ano o Mirai, de segunda geração, que é um veículo elétrico cuja energia não provém de uma bateria, mas de um dispositivo chamado célula a combustível — também pode ser chamado de pilha a combustível, como dizem os franceses (pile à combustible).
Adaptado. CÉLULA A COMBUSTÍVEL, COMO FUNCIONA – Autoentusiastas. Acesso em 20 de Julho de 2021.
A seguir, temos um esquema da célula a combustível de gás hidrogênio.
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Esquema da célula a combustível de gás hidrogênio. Disponível em: www.usp.br/portalbiossistemas/?p=4316#:~:text=Em outras palavras%2C nessa célula a combustível a, célula a combustível é%3A H2 %2B ½O2→ H2O. Acesso em 20 de Julho de 2021.
A reação global balanceada da célula a combustível de gás hidrogênio é:
H2 (g) + ½O2 (g) → H2O (g)
Analisando o esquema da célula a combustível de gás hidrogênio (acima) e sua reação global balanceada, assinale a alternativa correta.

Os polímeros são grandes moléculas que apresentam unidades que se repetem, chamadas monômeros. Tais moléculas podem ser encontradas na natureza ou produzidas em laboratório, através de reações de polimerização. Uma das principais e mais importantes características dos polímeros é a resistência mecânica. E segundo ela, os polímeros podem ser divididos em termoplásticos, termoendurecíveis (termofixos) e elastômeros (borrachas). Um exemplo de plástico termofixo são as resinas epóxi. Elas são base para diversas aplicações e produtos industriais, sendo empregadas na fabricação de tintas, materiais compósitos, adesivos de engenharia de alta performance, fabricação de aviões, automóveis, bicicletas, barcos, snowboards, colagem de madeiras, metais, vidros e pedras, sob condições ambientais de temperatura e pressão. Além da fabricação de circuitos eletroeletrônicos, pois são protetores de componentes de pequenos circuitos, como resistores, transistores e capacitores.

Adaptado. g5.pdf (unicamp.br). Acesso em 25 de Julho de 2021.

A seguir, apresentamos a sua fórmula estrutural.


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Analisando a fórmula estrutural do epóxi, assinale a alternativa correta.

Observe a tabela a seguir. Temos quatro reações (I, II, III e IV) e seus respectivos produtos.


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Analise as reações (I, II, III e IV) representadas na tabela acima. Observe suas características e sua classificação. Assinale a alternativa que relaciona corretamente a reação e seu respectivo produto (A, B, C e D), respectivamente.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. A Base Nacional Comum Curricular estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Disponível em: Início (mec.gov.br). Acesso em 24 de Julho de 2021.
Neste contexto de proporcionar uma educação integral para os estudantes, visando a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva, a área das ciências da natureza e suas tecnologias (CNT) na qual a Química está inserida deve _______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.