Filtrar


Questões por página:
As projeções de Mercator, Miller, Berhmann e Robinson são aplicadas à representação do mundo. Para representar o Brasil, utilizamos as projeções cilíndrica equatorial de Mercator e policônica. O mapeamento oficial do País, em escala geográfica, é elaborado na projeção policônica, que tem como característica a diminuição da deformação da convergência dos meridianos, mantendo uma melhor representação da Região Sul do País. O mapeamento na escala de 1:1 000 000 é realizado na projeção cônica conforme de Lambert, seguindo o padrão do mapeamentomundial, definido pela ONU. ((INTRODUÇÃO A CARTOGRAFIA, IBGE,2009)

Desta forma, as projeções cartográficas apresentam distorções porquê o(a)(s)

(...)É uma superfície equipotencial do campo da gravidade, ou seja, sobre essa superfície o potencial do campo da gravidade é constante, coincidindo, portanto, com uma superfície de equilíbrio de massas d’água. (INTRODUÇÃO A CARTOGRAFIA, IBGE, 2009)


O texto se refere à (ao)

Os sistemas de Posicionamentos Globais permitem navegação espacial em vários equipamentos, bem como auxiliar em medições precisas e questões diversas do cotidiano, bem como de uso militar e estratégico (empresarial, principalmente).
No que tange a questão, quais são os países e/ou regiões que possuem esta tecnologia e/ou estão em fase de implantação?
Primeiro, reconhecemos o (...) produto de inter-relações, como sendo constituído através de interações, desde a imensidão do global até o intimamente pequeno; Segundo, compreendemos (...) como a esfera da possibilidade da existência da multiplicidade, no sentido da pluralidade contemporânea, como esfera na qual distintas trajetórias coexistem; como a esfera, portanto, da coexistência da heterogeneidade [...]; Terceiro, reconhecemos o (...) como estando sempre em construção. Precisamente porque (...) nesta interpretação, é um produto de relações-entre relações que estão, necessariamente, embutidas em práticas materiais que devem ser efetivadas, ele está sempre no processo de fazer-se. (MASSEY,2008, p.29)

O texto se refere à categoria de análise geográfica intitulada de

Os geógrafos que se preocupem com uma análise mais humana e mais rica dos indivíduos da sociedade, não se contentam de "estudar" o homem que apenas produz porém, aquele que demonstra sentimentos, que pensa, queria... Toda divisão rígida entre o Mundo objetivo (exterior) e o Mundo subjetivo (interior) rejeitada. Nesta nova abordagem os geógrafos se interrogam sobre o corpo do homem, seu espirito, sua percepção do Mundo seu universo imaginário. Este homem e culturalmente definido pelo seu meio ecológico, sua educação, seu meio social, suas experiências, suas crenças dos modelos que ele aceitou ou escolheu, Nesta perspectiva não existe um homem universal sendo nas nuances e nas diferenças culturais entre os homens que a Geografia, dita (...) faz seu caminho, incluindo em seu universo o estudo das bases ecológicas e técnicas e materiais das sociedades bem como das técnicas de organização social consideradas como alimentadoras destas diferenças. (ALMEIDA,1993, GEOSUL)


O texto aborda exatamente a corrente do pensamento geográfico, intitulada Geografia