Filtrar


Questões por página:
Os profissionais da área da saúde, por estarem mais expostos, possuem um risco elevado de aquisição de doenças infecciosas, devendo estar devidamente imunizados. De acordo com o enunciado, analise as afirmativas abaixo.

( ) A vacina contra ______ deve ser feita em três doses, em períodos de zero, um e seis meses de intervalo.
( ) A vacina contra ______ deve ser efetuada nos residentes e viajantes de áreas endêmicas.
( ) A vacina contra ______ deve ser efetuada em dose única.
( ) A vacina contra ______ deve ser efetuada em três doses no esquema básico. Requer uma dose de reforço a cada dez anos e em casos especiais antecipada 5 anos.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
É atribuição do cirurgião-dentista cuidar da saúde odontológica dos pacientes com necessidades especiais, em questão, os pacientes que estão submetidos ao tratamento radioterápico em todas as fases da radioterapia contra o câncer, desde a fase preparatória, durante e após o tratamento, compondo a equipe multidisciplinar. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Em caso de mucosite radioinduzida: fazer bochechos com bicarbonato de sódio (na proporção de uma colher de sopa de bicarbonato em um litro de água filtrada ou fervida, cinco vezes ao dia) ou leite de magnésia, e/ou com o uso de laser de baixa potência.
( ) Em caso de candidose: usar antifúngicos sistêmicos como nistatina ou cetoconazol ou usar antifúngicos tópicos como nistatina, anfoterencina B, fluconazol e itraconazol.
( ) Na fase preparatória para radioterapia, o dentista deve realizar no paciente apenas procedimentos de urgência, como drenagem de abscesso e acesso endodôntico.
( ) No período radioterápico deve-se Introduzir o uso de flúor gel neutro 1% por quatro minutos ou fazer bochecho com flúor 0,05% três vezes ao dia, em pacientes dentados.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Os cistos odontogênicos (COs) do desenvolvimento constituem lesões frequentes que acometem o complexo maxilomandibular. “Cisto conhecido como folicular, mais comum, tem um crescimento lento com margens bem definidas, assintomático, e seu aumento progressivo pode causar grandes perdas ósseas, expansão da cortical e deslocamento de dentes vizinhos. A lesão envolve a coroa de um dente não irrompido (dente normal ou supranumerário), aderido à junção amelocementária e estando associado em maior porcentagem a terceiros molares inferiores. O diagnóstico acontece com frequência entre 10 a 30 anos de idade. Radiograficamente é uma lesão radiolúcida com margens radiopacas bem definidas. Nas características microscópicas, possui a cavidade cística envolvendo a coroa do dente totalmente incluso, epitélio estratificado pavimentoso não ceratinizado (quantidade variável de camadas), cápsula de tecido conjuntivo fibroso denso e infiltrado inflamatório linfoplasmocitário. O tratamento é cirúrgico, com a enucleação da lesão em conjunto com o dente envolvido, ou marsupialização, com exposição da cavidade, de modo que o dente possa irromper”. Assinale a alternativa que apresenta o cisto em questão.
“Tumor odontogênico benigno, de origem epitelial, incomum, mais encontrado entre os 30 e 50 anos de idade, sem predileção por gênero, na região posterior de mandíbula. Ocorre aumento de volume indolor de crescimento lento, localmente invasivo. Radiograficamente, exibe imagem radiolúcida uni ou multilocular, com margens festonadas, associado a dente impactado, com estruturas radiopacas calcificadas. Microscopicamente, apresenta ilhas ou cordões de células epiteliais poliédricas com pontes intercelulares arranjadas em camadas ou cordões em estroma fibroso, com material extracelular amorfo, eosinófilo, hialinizado. As calcificações desenvolvem-se dentro do material amilóide, formando anéis concêntricos (calcificações do tipo anéis de Liesegang). O tratamento é a ressecção local conservadora, de forma a incluir uma fina faixa de osso circunjacente”. Assinale a alternativa que apresenta a Patologia em questão.
São considerados traumas dentários todas as transmissões agudas de energia ao dente e às estruturas de sua sustentação, cujos resultados podem ser desde deslocamento dentário ou esmagamento dos tecidos de sustentação até fratura do elemento dental. Os traumas dentários configuram situações agudas frequentes na prática clínica odontológica, que exigem do profissional um atendimento imediato e minucioso. Existem atualmente diferentes sistemas de classificação de lesões dentoalveolares. Andreasen e Andreasen (2001) propuseram uma mudança baseada nos critérios padronizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o acréscimo de algumas lesões. De acordo com o enunciado, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) As lesões aos tecidos duros dos dentes e à polpa são: fratura incompleta de esmalte, fratura de esmalte, fratura não complicada de coroa, fratura complicada de coroa, fratura coronoradicular, fratura complicada de coroa e raiz e fratura radicular.
( ) As lesões aos tecidos periodontais são: Concussão, Subluxação, Extrusão, Luxação extrusiva, Luxação lateral, Luxação intrusiva e Avulsão.
( ) As lesões na gengiva ou na mucosa oral são: Laceração da gengiva ou da mucosa oral, contusão da gengiva ou da mucosa oral e abrasão da gengiva ou da mucosa oral.
( ) Contusão da gengiva ou da mucosa oral: contusão geralmente produzida por impacto com objeto rombo, não acompanhada de rompimento da mucosa e sem hemorragia.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.