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Exemplo 1: for (int indice=0; indice<clientes.size();indice++) {
Exemplo 2:
Iterator it = clientes.iterator();
while (it.hasNext()) {
Cliente cli = (Cliente) it.next();
out.println(cli.getNomCli());
}
Exemplo 3:
for (Object objeto_cliente:clientes) {
Cliente cli = (Cliente) objeto_cliente;
out.println(cli.getNomCli());
}
É correto afirmar que:
Para uma empresa atingir o nível de maturidade 2 (Gerenciado) é preciso desenvolver áreas de alguns processos, dentre eles,
Os modelos de processos tradicionais surgiram em um cenário muito diferente do atual, baseado em mainframes e terminais remotos. Já os modelos de processos ágeis são adequados para situações atuais nas quais a mudança de requisitos é frequente. Dentre os modelos de processos ágeis mais comuns temos: Extreme Programming (XP), Scrum e Feature Driven Development (FDD).
Algumas das práticas e características desses modelos de processo são descritas a seguir:
I. Programação em pares, ou seja, a implementação do código é feita em dupla.
II. Desenvolvimento dividido em ciclos iterativos de até 30 dias chamados de sprints.
III. Faz uso do teste de unidades como sua tática de testes primária.
IV. A atividade de levantamento de requisitos conduz à criação de um conjunto de histórias de usuários.
V. O ciclo de vida é baseado em três fases: pre-game phase, game-phase, post-game phase.
VI. Tem como único artefato de projeto os cartões CRC.
VII. Realiza reuniões diárias de acompanhamento de aproximadamente 15 minutos.
VIII. Define seis marcos durante o projeto e a implementação de uma funcionalidade: walkthroughs do projeto, projeto, inspeção do projeto, codificação, inspeção de código e progressão para construção.
IX. Os requisitos são descritos em um documento chamado backlog e são ordenados por prioridade.
A relação correta entre o modelo de processo ágil e a prática/característica é:
I. Visa governar os investimentos em gerenciamento de serviços através da empresa e gerenciá-los para que adicionem valor ao negócio. Este processo estabelece que há duas categorias de serviço: os serviços de negócio (definidos pelo próprio negócio) e os serviços de TI (fornecidos pela TI ao negócio, mas que este não reconhece como dentro de seus domínios).
II. Visa manter e melhorar a qualidade dos serviços de TI através de um ciclo contínuo de atividades, envolvendo planejamento, coordenação, elaboração, estabelecimento de acordo de metas de desempenho e responsabilidade mútuas, monitoramento e divulgação de níveis de serviço (em relação aos clientes), de níveis operacionais (em relação a fornecedores internos) e de contratos de apoio com fornecedores de serviços externos.
III. Abrange o gerenciamento do tratamento de um conjunto de mudanças em um serviço de TI, devidamente autorizadas (incluindo atividades de planejamento, desenho, construção, configuração e teste dos itens de software e hardware), visando criar um conjunto de componentes finais e implantá-los em bloco em um ambiente de produção, de forma a adicionar valor ao cliente, em conformidade com os requisitos estabelecidos na estratégia e no desenho do serviço.
A relação correta entre a descrição do processo e o nome do processo e da publicação que o contém é