Filtrar


Questões por página:

Considerando a Tabela 3 da NBR 11578/97, que fixa as condições exigíveis para o recebimento dos cimentos compostos, e os resultados do ensaio de resistência à compressão de uma amostra representativa de cimento CP II Z - 32 a ser utilizado em uma obra mostrados no Quadro, pode-se afirmar que o cimento ensaiado


Para a determinação da resistência à compressão do cimento, deve-se seguir as prescrições da NBR 7215/97.

De acordo com essa norma, é correto afirmar que

I. devem ser preparados corpos de prova cilíndricos de 100 mm de diâmetro e 200 mm de altura para cada idade de ensaio.

II. os corpos de prova devem ser confeccionados com argamassa composta de cimento e areia normalizada, com fator água cimento de 0,48.

III. a moldagem dos corpos de prova deve ser feita imediatamente após a mistura da argamassa, em quatro camadas de alturas aproximadamente iguais, com a aplicação de 25 golpes por camada.

IV. o resultado do ensaio é obtido pela resistência média de quatro corpos de prova, para cada idade, e deve ser superior ao limite estabelecido pela norma para cada tipo de cimento.

É correto apenas o que se afirma em
A finura do cimento é um parâmetro de avaliação de qualidade e, quando do recebimento e aceitação de um lote, deve ser avaliado. A NBR 11579/2012 prescreve os métodos de ensaio de peneiramento a seco para a determinação do índice de finura de cimento Portland.

Quanto à finura do cimento, é correto afirmar que:

Observe a imagem abaixo, representativa de um saco de cimento, e analise as afirmativas a seguir:



I. A imagem representa um saco de cimento com peso líquido de 50 kg, com classe de resistência de 32 MPa.

II. CP II é a nomenclatura utilizada para identificar os cimentos de alta resistência inicial.

III. A letra E indica que esse cimento recebeu uma adição especial de pozolana.

É correto apenas o que se afirma em

O cimento Portland é um aglomerante hidráulico obtido da calcinação e moagem de misturas, em quantidades adequadas, de materiais calcários e argilosos, com adição de gesso e, quando necessário, de outros materiais como escória de alto-forno, pozolana, filler calcário, entre outros.

A principal função do gesso adicionado ao clínquer do cimento é: