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O tempo de vida útil - em anos - de uma máquina de cortar papel é uma variável aleatória X com função densidade igual a:

f(x) = 1/5 e (-x/5) para x ≥ 0 e f(x) = 0 para x < 0

Assim, a probabilidade de o tempo de vida útil da máquina ser maior do que a média da variável X é igual a:
Uma caixa contém 6 moedas de ouro e 4 moedas de prata. Três moedas são retiradas, sem reposição, dessa caixa. Em um jogo, Odete ganha R$ 2,00 por moeda de ouro retirada e perde R$1,00 por moeda de prata retirada. Para tornar o jogo justo, o valor que Odete deverá pagar - em reais - para entrar no jogo é igual a:

A variável aleatória X é uma variável aleatória definida pela função densidade dada por:

f(x) = 0 para x < 0
f(x) = p para 0 = x < 1
f(x) = p (2 - x) para 1 = x < 2
f(x) = 0 para x = 2

Desse modo, o valor da constante p é igual a:

Em um clube, 5% dos homens e 2% das mulheres praticam basquete. Sabe-se que 40% dos frequentadores são mulheres. Selecionando-se, ao acaso, um frequentador desse clube, verificou-se que ele pratica basquete. Assim, a probabilidade desse frequentador ser mulher é igual a:

Coruja e Pardal são dois jogadores do Futebol Clube Natureza, FCN. Talvez Coruja e Pardal não possam defender o FCN em sua próxima partida, contra seu temido adversário, o Futebol Clube Verde, FCV. A probabilidade de Coruja jogar é 40% e a de Pardal jogar é 70%. Com ambos os jogadores em campo, o FCN terá 60% de probabilidade de vencer o FCV. Mas se nem Coruja e nem Pardal jogarem, a probabilidade de vitória do FCN passa para 30%. No entanto, se Coruja jogar e Pardal não jogar, a probabilidade de o FCN vencer o FCV é de 50%. Se Pardal jogar e Coruja não jogar, essa probabilidade passa para 40%. Sabendo-se que o fato de Coruja jogar ou não é independente de Pardal jogar ou não, então a probabilidade de o FCN vencer seu temido adversário é igual a: