Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas abaixo e a seguir selecione a opção correta.

I. Na criação do conhecimento, o modo de conversão do conhecimento em que se dá a internalização é o momento em que ocorre o aprendizado e a aquisição do novo conhecimento tácito na prática.

II. A criação do conhecimento organizacional pode ser entendida como um processo que amplifica o conhecimento criado pelos indivíduos e o cristaliza como parte da rede de conhecimentos da organização.

III. Um dos desafios trazidos pela globalização do mercado foi que a gestão do conhecimento, principalmente a conversão do conhecimento, deve ocorrer rapidamente.

Analise as afirmativas abaixo marcando C para Certo e E para Errado. A seguir selecione a opção correta.

( ) Na comunicação formal a mensagem circula por meio de sistemas não convencionais e não oficiais.

( ) A comunicação nas organizações apresentam-se de forma diferenciada, podendo ser formais ou informais, orais ou escritas, ascendentes, descendentes e laterais.

( ) São propósitos da comunicação organizacional proporcionar informação e compreensão necessárias à condução das tarefas, e proporcionar motivação, cooperação e satisfação nos cargos.

( ) Um processo de comunicação é unidirecional e torna-se eficaz quando o destinatário decodifica a mensagem e agrega-lhe um significado próximo à ideia que a fonte tentou transmitir.

 
( ) O processo de comunicação pode ser eficiente e eficaz. A eficiência se relaciona com os meios utilizados e a eficácia com o objetivo de transmitir uma mensagem com significado.

Analise as afirmativas abaixo e selecione a opção correta.

I. A visão tradicional associa conflitos a situações desagradáveis decorrentes, na sua totalidade, a questões pessoais.

II. A visão atual dos conflitos em projetos considera que, eventualmente, a sua ocorrência pode ser benéfica para o projeto e a resolução deve buscar a causa raiz que deu origem ao conflito.

III. São fontes de conflitos em projetos: os prazos, as prioridades de projetos e os recursos (mão de obra).

Relacione as colunas acima e assinale a opção correta.

“Muitos aspectos da cultura organizacional são percebidos mais facilmente, enquanto outros são menos visíveis e de difícil percepção. É como se estivéssemos observando um Iceberg. Sua parte superior é perfeitamente visível, pois se encontra acima das águas. Contudo, sua parte inferior fica oculta sob as águas e totalmente fora da visão das pessoas.”(Chiavenato, Administração nos Novos Tempos, 2003, p.173).

Com este argumento foi construído o Iceberg da cultura organizacional no qual os aspectos formais e abertos são representados na parte superior do Iceberg e os aspectos informais e ocultos são representados pela parte submersa. Analise as alternativas que se seguem marcando C para Certo e E para Errado. A seguir selecione a opção correta.

( ) A estrutura organizacional, os objetivos e as estratégias são aspectos formais da cultura organizacional.

( ) Os títulos e descrição de cargos são aspectos formais da cultura organizacional e os valores são aspectos informais.

( ) As percepções e atitudes das pessoas e as normas grupais são aspectos formais da cultura organizacional.

( ) Medidas de produtividade físico-financeiras são aspectos ocultos da cultura organizacional.

( ) Padrões de poder, métodos e procedimentos são aspectos formais da cultura organizacional.