Questões de Concurso
Filtrar
2.449 Questões de concurso encontradas
Página 40 de 490
Questões por página:
Questões por página:
A Teoria do Capital Humano, que se afirmou na literatura econômica na década de 1950 e se difundiu no campo educacional nas duas décadas seguintes, mantém ainda forte influência na formulação de políticas de educação profissional em saúde.
Com relação a esta teoria, assinale a afirmativa incorreta.
O Decreto n.5.154/2004 revogou o Decreto n.2.208/97 e definiu novas orientações para a organização da Educação Profissional. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.
I. Entre as mudanças realizadas na política de educação profissional no governo Lula, com relação ao governo Cardoso, destaca-se, como uma das mais relevantes, a revogação do Decreto n.2.208/97, restabelecendo-se a possibilidade de integração curricular dos ensinos médio e técnico.
II. A aprovação do Decreto n.5.154/2004 trouxe a abertura e o estímulo para o desenvolvimento da formação integrada, mas não trouxe a garantia de sua implementação.
III. O Parecer CNE/CEB n.39/2004 e a Resolução CNE/CEB n.01/2005 atualizaram as Diretrizes Curriculares Nacionais nos termos adequados à instituição de uma nova política de educação profissional, contrária à dissociação entre a educação profissional e a educação básica.
Assinale:
I. Entre as mudanças realizadas na política de educação profissional no governo Lula, com relação ao governo Cardoso, destaca-se, como uma das mais relevantes, a revogação do Decreto n.2.208/97, restabelecendo-se a possibilidade de integração curricular dos ensinos médio e técnico.
II. A aprovação do Decreto n.5.154/2004 trouxe a abertura e o estímulo para o desenvolvimento da formação integrada, mas não trouxe a garantia de sua implementação.
III. O Parecer CNE/CEB n.39/2004 e a Resolução CNE/CEB n.01/2005 atualizaram as Diretrizes Curriculares Nacionais nos termos adequados à instituição de uma nova política de educação profissional, contrária à dissociação entre a educação profissional e a educação básica.
Assinale:
Com relação ao contexto de criação e ao desenvolvimento das Escolas Técnicas do SUS (ETSUS), analise as afirmativas a seguir.
I. O relatório final da I Conferência Nacional de Recursos Humanos em Saúde, realizada em 1986, enfatizou a necessidade de articulação mais estreita entre as instituições prestadoras de serviço e as instituições formadoras de pessoal de saúde, de modo a possibilitar a criação de uma política de recursos humanos com vistas à reforma sanitária.
II. As escolas técnicas do SUS foram criadas segundo o modelo denominado de escola-função, para formar os trabalhadores inseridos nos serviços de saúde, de acordo com suas necessidades e de forma descentralizada. Nesse modelo, a escola sede reduz-se ao espaço administrativo e os cursos são realizados nos municípios.
III. Nas ETSUS define-se currículo integrado como um plano pedagógico que articula dinamicamente trabalho e ensino, prática e teoria, serviço e comunidade.
Assinale:
I. O relatório final da I Conferência Nacional de Recursos Humanos em Saúde, realizada em 1986, enfatizou a necessidade de articulação mais estreita entre as instituições prestadoras de serviço e as instituições formadoras de pessoal de saúde, de modo a possibilitar a criação de uma política de recursos humanos com vistas à reforma sanitária.
II. As escolas técnicas do SUS foram criadas segundo o modelo denominado de escola-função, para formar os trabalhadores inseridos nos serviços de saúde, de acordo com suas necessidades e de forma descentralizada. Nesse modelo, a escola sede reduz-se ao espaço administrativo e os cursos são realizados nos municípios.
III. Nas ETSUS define-se currículo integrado como um plano pedagógico que articula dinamicamente trabalho e ensino, prática e teoria, serviço e comunidade.
Assinale:
Na década de 1990, a Educação Profissional foi um tema bastante debatido e estudado por pesquisadores da área da Educação.
Com base na análise histórico-crítica da reforma da educação profissional brasileira, assinale a afirmativa incorreta.
Com relação ao conceito de qualificação, no campo da interface do trabalho e da educação, numa perspectiva histórico-crítica e contra-hegemônica, analise as afirmativas a seguir.
I. A qualificação pode ser compreendida como um elemento de mediação das práticas pedagógicas e das relações de trabalho, portanto, estudá-la pode tornar mais clara a compreensão de problemas relativos aos processos pedagógicos e de trabalho.
II. A qualificação precisa ser compreendida no âmbito dos conhecimentos e das habilidades práticas desenvolvidas pelos trabalhadores em formação, independente dos valores socialmente atribuídos ao diploma e ao trabalho correspondente à profissão exercida.
III. A qualificação é compreendida como uma construção social dinâmica, sendo tomada como um construto, produto da síntese de três dimensões: conceitual, social e experimental.
Assinale:
I. A qualificação pode ser compreendida como um elemento de mediação das práticas pedagógicas e das relações de trabalho, portanto, estudá-la pode tornar mais clara a compreensão de problemas relativos aos processos pedagógicos e de trabalho.
II. A qualificação precisa ser compreendida no âmbito dos conhecimentos e das habilidades práticas desenvolvidas pelos trabalhadores em formação, independente dos valores socialmente atribuídos ao diploma e ao trabalho correspondente à profissão exercida.
III. A qualificação é compreendida como uma construção social dinâmica, sendo tomada como um construto, produto da síntese de três dimensões: conceitual, social e experimental.
Assinale: