Questões de Concurso
Filtrar
2.449 Questões de concurso encontradas
Página 42 de 490
Questões por página:
Sobre essa forma de abordar e desenvolver o currículo, analise as afirmativas a seguir.
I. Defende que o conhecimento materializado como currículo educacional não pode ser analisado fora de sua constituição social e histórica, sendo o currículo um artefato social e cultural.
II. Concebe a cultura como um campo em que se enfrentam diferentes e conflitantes concepções de vida social, que remetem a grupos e classes sociais distintos.
III. Compreende o currículo como um terreno em que se cria e se produz cultura e, não, como um mero transmissor da cultura a ser recebida pelos alunos.
Assinale:
Entre os princípios e diretrizes que definem e orientam o Sistema Único de Saúde, destaca-se a integralidade que lança desafios importantes para os projetos de formação dos trabalhadores na área da saúde, especialmente, para a qualificação dos trabalhadores de nível médio.
Sobre a integralidade, assinale a afirmativa incorreta.
Com relação aos dispositivos legais e normativos que instituíram as reformas educacionais promovidas nos oito anos do governo Fernando Henrique Cardoso, analise as afirmações a seguir.
I. O Decreto n.2.208/97 criou um sistema de educação profissional paralelo ao ensino regular de educação geral e proibiu o desenvolvimento do ensino técnico integrado ao ensino médio.
II. A Lei n.9.394/96 (LDB 96) traz uma concepção marcadamente profissionalizante do ensino médio, em oposição à concepção nitidamente profissional da educação técnica, retomando a concepção de educação profissional presente na Lei n.5.692/71.
III. O ensino médio deixou de ser co-requisito para cursos de educação profissional de nível técnico e o certificado conclusivo do ensino médio tornou-se pré-requisito para o diploma da educação profissional de nível técnico.
Assinale:
Numa perspectiva crítica de educação profissional, as relações de produção e as formas que o trabalho assume na sociedade capitalista são temas de análise nos processos formativos.
Segundo essa perspectiva, com relação ao contrato de trabalho no modo de produção capitalista, assinale a afirmativa incorreta.
Tendo como base a perspectiva histórico-crítica de politecnia, na qual o trabalho é um princípio educativo, analise as afirmativas a seguir.
I. No ensino fundamental o trabalho aparece de forma implícita, uma vez que a escola elementar se constitui basicamente como um mecanismo, por meio do qual os integrantes da sociedade se apropriam dos elementos instrumentais para a sua inserção efetiva na própria sociedade.
II. Um pressuposto da concepção histórico-crítica de politecnia é que não existe trabalho manual puro e nem trabalho intelectual puro. Todo trabalho humano envolve a concomitância do exercício dos membros, das mãos, e do exercício mental, intelectual.
III. Assim como a dualidade educacional é milenar, também a noção de politecnia não se esboça apenas a partir do grau de desenvolvimento atingido pela humanidade no nível da sociedade moderna, da sociedade capitalista.
Assinale: