Filtrar


Questões por página:
“[...] estamos presenciando uma desconstrução do trabalho sem precedentes em toda era moderna, ampliando os diversos modos de ser da precarização e do desemprego estrutural. Resta para a ‘classe-que-vive-do-trabalho’ oscilar, ao modo dos pêndulos, entre a busca de qualquer ‘labor’ ou a vivência do desemprego.”
ANTUNES, Ricardo. As configurações do trabalho na sociedade capitalista. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rk/v12n2/01.pdf.

Considerando o texto acima, é correto afirmar que
Atente para o seguinte excerto sobre inovação tecnológica e dimensões da sustentabilidade: “‘não basta, para as empresas, apenas inovar constantemente, mas inovar considerando as três dimensões da sustentabilidade’: Dimensão Social - preocupação com os impactos sociais das inovações nas comunidades humanas dentro e fora da organização (desemprego; exclusão social; pobreza; diversidade organizacional). Dimensão Ambiental - preocupação com os impactos ambientais pelo uso de recursos naturais e pelas emissões de poluentes. Dimensão Econômica - preocupação com a eficiência econômica, sem a qual elas não se perpetuariam. Para as empresas essa dimensão significa obtenção de lucro e geração de vantagens competitivas nos mercados onde atuam”.
Fonte: SILVA, Alessandro L; OLIVEIRA, Edson A. A. Q.; SILVA, José L. G. Inovação tecnológica e os desafios para um desenvolvimento sustentável. Disponível em http://www.unitau.br/unindu/artigos/pdf370.pdf.
Considerando as reflexões de Silva, Oliveira e Silva sobre inovação tecnológica e as dimensões da sustentabilidade, avalie as seguintes afirmações:
I. Desenvolvimento sustentável, embora articule diferentes dimensões e dinâmicas, refere-se a estratégias que devem ser adotadas pelas empresas visando apenas à obtenção de lucros e competitividade no mercado.
II. Inovações tecnológicas são processos técnicos visando ao incremento de tecnologias com fins racionalmente elaborados cujos impactos devem ser relativamente minimizados quando analisada a relação custos benefícios.
III. Inovações tecnológicas não devem ser concebidas e implementadas sem levar em consideração seus efeitos sociais, ambientais e econômicos, parâmetros sem os quais as inovações podem comprometer a sustentabilidade do desenvolvimento.
É correto somente o que se afirma em
“Não há dúvida de que cada ser humano é criado por outros que existiam antes dele; sem dúvida, ele cresce e vive como parte de uma associação de pessoas, de um todo social – seja este qual for. Mas isso não significa nem que o indivíduo seja menos importante do que a sociedade, nem que ele seja um “meio” e a sociedade, o “fim”. A relação entre a parte e o todo é uma certa forma de relacionamento, nada mais, e como tal, sem dúvida, já é bastante problemática. Em certas condições, pode ser vinculada à relação entre os meios e o fim, mas não lhe é idêntica; inúmeras vezes, uma forma de relação não tem a mínima ligação com a outra”.
ELAIS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores,1994.
Com base no pensamento de Norbert Elias, avalie as afirmações a seguir.
I. A sociedade é como uma rede de funções que as pessoas desempenham umas em relação às outras.
II. A maneira como indivíduos se comportam envolve as suas relações passadas ou presentes com outras pessoas.
III. A história de cada indivíduo não tem relevância para compreensão sociológica do que é a sociedade.
É correto o que se afirma em
O saber sociológico tem como preocupação a elucidação de processos concretos da vida social, considerando
“Na teoria da estruturação, um ponto de partida hermenêutico é aceito na medida em que se reconhece que a descrição de atividades humanas requer familiaridade com as formas de vida expressas naquelas atividades”.
GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. São Paulo: Martins Fontes,2009.

Considerando a noção de dualidade da estrutura de Anthony Giddens, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas.
I. As regras e os recursos esboçados na produção e na reprodução da ação social são, ao mesmo tempo, os meios de reprodução do sistema.
PORQUE
II. As propriedades estruturais de sistemas sociais são, ao mesmo tempo, meio e fim das práticas que elas recursivamente organizam.
A respeito dessas asserções, é correto afirmar que