Filtrar


Questões por página:

Com relação às alergias medicamentosas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) A minoria de pacientes com uma história de alergia à penicilina no passado manifesta alergia ao utilizar derivados de penicilina.

( ) Pacientes com história de alergia à penicilina estão sob risco aumentado de reações alérgicas com o uso de cefalosporinas.

( ) O aparecimento de rash cutâneo maculopapular,3 a 4 dias após o início de ampicilina, em paciente com doença viral concomitante, é tipico de etiologia alérgica e o uso de ampicilina deve ser suspenso.


As afirmativas são, respectivamente,

A dengue é uma arbovirose que pode evoluir com complicações graves e fatais. Nas recomendações assistenciais a pacientes com dengue, são descritos sinais de alerta para a possibilidade de complicações mais graves.


Assinale a alternativa que apresenta um dos sinais de alerta em casos de dengue.

Assinale a alternativa que apresenta o anticoagulante oral, atualmente aprovado para uso no tratamento da trombose venosa profunda de membros inferiores.

A Leishmaniose Visceral (LV) é um dos diagnósticos diferenciais de hepatoesplenomegalia e linfadenopatia, especialmente em áreas endêmicas. O Brasil é um dos cinco países com maior incidência de LV em todo o mundo, sendo a Região Nordeste uma das mais afetadas. Em relação à Leishmaniose Visceral no Brasil, analise as afirmativas a seguir.


I. Tem como agente etiológico principal a Leishmaniose brasilliensis.

II. O diagnóstico se dá principalmente por biópsia ganglionar e exames sorológicos.

III. É causa de pancitopenia, podendo levar a petéquias e sangramento gengival.


Assinale:

Com relação às orofaringites agudas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) A Escarlatina é uma doença que tem agente causal o Estreptococo do Grupo B.

( ) A glomerulonefrite é mais frequente após uma faringite por cepas nefrogênicas de estreptococos, do que após uma infecção de localização cutânea por esses mesmos agentes.

( ) Faringite e adenopatia são achados comuns na infecção primária pelo vírus da Imunodeficiência humana.


As afirmativas são, respectivamente,