Filtrar


Questões por página:
As doenças diarreicas e respiratórias persistem como graves problemas para a criança e, quando associadas à desnutrição, colocam em risco a sua vida. Por essa razão, o Ministério da Saúde propôs uma estratégia de abordagem da criança, denominada Atenção às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI). Sendo assim, o AIDPI hoje se constitui numa importante ferramenta de identificação de sinais de risco e qualificação do manejo dos casos.
De acordo com os critérios de abordagem de risco da criança nas unidades de saúde, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa em que todos os itens estão corretos.

I. Crianças com cartão de vacinação atrasado, prematuras, desnutridas e residentes em áreas de risco constituem o grupo considerado de risco.
II. As principais queixas, sinais e sintomas que devem ser verificados são: febre, tosse, coriza, dor de ouvido, vômitos e diarreia.
III. Os sinais e sintomas gerais de perigo são: prostração, irritabilidade e agitação intensas, respiração rápida, desidratação, palidez intensa e esforço respiratório.

Sabe-se que o câncer de colo de útero é uma doença de ação gradativa que se inicia com alterações neoplásicas intraepiteliais (NIC), as quais podem evoluir para um processo invasivo em um período médio de 10 a 20 anos.
Assinale a alternativa correta no que diz respeito à faixa etária de prioridade para coleta do exame preventivo do colo do útero e à orientação quanto à periodicidade do exame, preconizadas pelo Ministério da Saúde.
Com o objetivo de promover a vacinação da população brasileira e assim diminuir ou até mesmo erradicar várias doenças no território nacional, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, mantém o Programa Nacional de Imunizações (PNI). A partir de 2004, o Ministério da Saúde passou a adotar três calendários obrigatórios de vacinação em todo o território nacional, um dos quais é o Calendário Básico de Vacinação da Criança. São exemplos de algumas vacinas, obrigatórias no primeiro ano de vida, que fazem parte desse calendário:
Com a ampliação da concepção de saúde e, consequentemente, do processo saúde-doença, outras noções também sofreram modificações importantes do ponto de vista conceitual na área da saúde.
Um exemplo disso foi a introdução do termo Vigilância em Saúde, que inclui seis grandes grupos de ações, um dos quais é o da Vigilância Ambiental em Saúde, que é definida como um conjunto de ações que
A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde.
Visando a sua operacionalização, foram definidas algumas áreas estratégicas para atuação em todo o território nacional, como