Filtrar


Questões por página:
Em relação a malária podemos afirmar que:

I. Na infecção pelo Plasmodium os pacientes sempre apresentam o paroxismo malárico, fato que facilita muito o diagnóstico clínico da doença.

II. O diagnóstico da malária é realizado através de hemoscopia em preparações coradas (gota espessa e esfregaço delgado) mas também por testes imunocromatográficos que detectam proteínas específicas do Plasmodium.

III. Devido a elevada sensibilidade e especificidade, os métodos sorológicos (IFI e ELISA) são os mais indicados para o diagnóstico da malária.

IV. A identificação da espécie do plasmódio não é necessária visto que a conduta terapêutica a ser adotada é a mesma para todas as espécies.

V. O diagnóstico precoce e o isolamento do portador de malária para tratamento etiológico são condutas adequadas em áreas não endêmicas que possuem o mosquito vetor.

Assinale a alternativa correta com relação as afirmativas:  

Paciente apresenta os seguintes resultados nos exames laboratoriais para sífilis: VDRL Reagente, título de 1:128 e FTA-ABS Reagente. Se ele for tratado corretamente e responder ao tratamento e, tempos depois, realizar nova sorologia, qual das seguintes combinações de resultados seria compatível com o esperado:
Em relação à Esquistossomose é correto afirmar:
Turista proveniente do Rio de Janeiro, após 5 dias em viagem, iniciou com cefaléia forte em região ocular, mialgia, artralgia, procurou atendimento médico, realizado hemograma com leucócitos normais e plaquetas 55.000 células, exame de urina com hematúria e RX de tórax com derrame pleural à esquerda. Leia atentamente as afirmativas referentes ao caso.

I. O provável diagnóstico é de Choque do Dengue.

II. A etapa crítica para FHD ocorre com a queda ou melhora da febre.

III. Há indicação de drenagem torácica para melhorar o quadro respiratório.

IV. Na fase de convalescência pode surgir o exantema tardia chamado “isles of white in the sea of red ".

Está correto o que se afirma: 

 Em relação à TB, considere as seguintes afirmativas.

I. A associação de TB/ HIV vem aumentando e os estados das regiões Sul/ Sudeste são os que apresentaram o percentual maior de associação.

II. A lesão característica da TB pleural é a cavitação, que preferencialmente ocorre nos lobos superiores pulmonares.

III. O esquema de tratamento quádruplo que inclui Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida e Etambutol é indicado para todas as formas de tuberculose, mas para Tb de SNC deve-se acrescentar a Streptomicina.

IV. Todas as formas de tuberculose devem ser isoladas por um período entre 15 a 30 dias.

Está correto o que se afirma: