Filtrar


Questões por página:
A comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA), regulamentada pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) e pela Norma Regulamentadora n.º 5 (NR–5) do MTE, tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais decorrentes do trabalho, com vistas à preservação da vida e à promoção da saúde do trabalhador. A partir dessas informações e dos múltiplos aspectos a elas relacionados, assinale a opção correta.
A correta implementação do programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO), entre cujos objetivos incluem-se a prevenção, o monitoramento e o controle de possíveis danos à saúde do trabalhador, pode evitar gastos da empresa com ações judiciais, multas e outras sanções interpostas pelos agentes da fiscalização do trabalho. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Por ocasião da fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nas dependências do escritório de determinada empresa de construção civil, constataram-se os seguintes fatos com relação às condições de conforto ambiental no ambiente de trabalho:

  • temperatura efetiva inferior a 15o C;
  • umidade relativa do ar inferior a 20%;
  • iluminação geral uniformemente distribuída e difusa;
  • velocidade do ar medida no interior do escritório, com as janelas abertas, igual a 1 m/s;
  • nível de ruído medido, igual a 65 dB.

Com base nessas informações e nas recomendações das normas de trabalho vigentes, assinale a opção correta.

Considerando que a planilha apresentada acima esteja em execução no Microsoft Excel 2013, assinale a opção correta.

Conforme as normas regulamentadoras do trabalho vigentes, em um canteiro de obras de construção de um prédio residencial de dez pavimentos e dois subsolos,