Filtrar


Questões por página:
A aspergilose pulmonar invasiva é importante infecção de imunossuprimidos por transplantes de órgãos sólidos ou alogênico de medula óssea. O diagnóstico é dificultado pelo risco da retirada de tecido pulmonar para diagnóstico. Tomografia computadorizada e dosagem de Galactomanana são muitas vezes usadas para aproximar o diagnóstico ou indicar o tratamento. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
A Histiocitose Pulmonar de Células de Langerhans (HPCL) é doença pulmonar difusa, usualmente restrita aos pulmões, mas manifestações extrapulmonares podem ocorrer em até 15% dos pacientes, incluindo lesões ósseas, diabetes insípidus e lesões de pele. Assinale a alternativa correta a respeito da HPCL.
Paciente de 61 anos, com história de rinite alérgica que surgiu em fevereiro de 2019 com episódios de quadros respiratórios caracterizados por tosse e dispneia que variavam de grau 1 a 3, sensação de febre, não termometrada e mal-estar geral, tratados com antibióticos corticoides sistêmicos, inalatórios e tópicos nasais, beta-2 agonistas inalatórios e anti-histamínicos, com melhora temporária. Uma tomografia computadorizada, realizada em maio de 2019, durante novo episódio, evidenciou opacidade em vidro fosco em segmento anterior do LIE e segmento lingular inferior. Hemograma mostrou leucócitos totais = 10000, com 33% (3300) de eosinófilos, PCRq = 58 mg/l, p e c ANCA negativos, IgE sérica total = 100 KU/l, sedimento urinário sem alterações, TC dos seios da face sem alterações. O diagnóstico provável é
Quanto à tuberculose ganglionar, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre a tuberculose pleural, assinale a alternativa correta.